Play List

domingo, 10 de abril de 2011

O QUE É INFERNO PARA UNS, É PARAÍSO PARA OUTROS - DIZIA JOÃO DOS PASSOS - 2000



Naquela campanha memorável, Carlos Rêgo contava com o apoio de três ex-prefeitos do município, João Alves dos Passos era um deles. Nunca foi afeito a discursos. Sempre se dizia ser avesso a eles. Mas naquela noite do Comício de Encerramento da Campanha, não pôde resistir.

E foi com o coração aos pulos que pronunciou algumas palavras e, posteriormente, pediu a Tereza Olívia, sua filha, para ler o que dizia ter rabiscado.
Porém, foram os rabiscos mais emocionantes que já pude ouvir, porque sairam para o papel ditados pelo seu coração.

Obrigada, Joãzinho, em meu nome e de Carlos Rêgo, pela seu empenho, pela confiança que depositava na vitória e em um novo rumo para Itapetim.

DISCURSO DE JOÃO ALVES DOS PASSOS
 EX-PREFEITO DE ITAPETIM

Povo de São Vicente e de Piedade; de Itapetim e de toda Zona Rural,

Quero neste momento agradecer a todo povo do município que aqui se encontra apoiando a candidatura de Carlos do Rêgo Vilar.

Quero lembrar a vocês que quando fui o Prefeito deste município sempre procurei trabalhar com grandes obras, como é o caso da Água que dei para este município, como é o caso da Energia Elétrica para Piedade. Lutei pela emancipação de são Vicente, mas fui impedido de prosseguir por conta de uma Lei que surgiu, cujos requisitos exigidos São Vicente não os preenchia.

Como tenho certa limitação, por motivo de saúde, rabisquei algumas coisas e peço para Tereza Olívia, minha filha, lê para vocês. Eu quero agradecer a todos e dizer que meu número para vereador é 25632.

ESCRITO POR JOÃO, LIDO POR TEREZA OLÍVIA

Itapetim, sei que hoje é dia de festa em teu coração. Sinto, neste momento, não ter o poder sobrenatural para olhar em cada olho, perceber em cada gesto, sentir em cada corpo o cheiro da vitória que já se espalha pelo ar.

Este mesmo ar que nos faltou durante a travessia de 12 anos de abandono em que assististe a destruição de tudo que fora construído em etapas anteriores.
Tu, Itapetim, durante este período parecias uma criança de braços estendidos implorando um doce!
Sim, exatamente um doce. A felicidade que passava em tua vista, como a eletrificação que ia esbarrar nas mão ocultas daqueles que te conduziam.

E os teus anseios, tuas vontades, teu sonho infantil, foram transformados neste pesadelo que perdura até hoje. Porém, estou convicto de que é até hoje, porque o dia logo mais estará amanhecendo, com ele a certeza de acordar desse terrível pesadelo, semeado de impunidades, implantado no teu seio pelos teus adversários.

Itapetim, nós somos uma taba formada de uma mesma família. E esta cicatriz desenhada no teu corpo se constituiu numa divisão desproporcional, onde, o que é paraíso para uns, é inferno para outros, o que é riqueza para uns, é miséria para outros. Eis o que foi escrito no teu caderno nestes doze longos e intermináveis anos! Contudo, Itapetim, esta página negra da tua História será apagada da memória depois de 1º de outubro, e, no lugar dela, será colacado um coração simbolizando o amor e o perdão para aqueles que te feriram.

Amanhã será outro dia, as pesquisas estão mostrando, todavia precisamos nos empenhar até o último momento como se fosse o primeiro e alertar o descansado, sacudir o sonolento, e de mãos dadas deixar escapar sem mágoa e sem sobrosso este brado de independência:

ACORDA ITAPETIM!

Nota: Tereza Olívia é neta de Pedro Balbino da Silva,  bisneta de Amâncio Pereira, o fundador de Itapetim, leia  sobre o Projeto de Lei enviado à Câmara de Vereadores (aprovado, hoje é Lei) pelo seu primo, o Vereador Diógenes Júnior, clicando nos dois links abaixo.  


Nenhum comentário: