Play List

sábado, 2 de abril de 2011

CARLOS RÊGO FALA NO BAIRRO DO ALTO DE SANTO ANTÔNIO - 2000



Amigos e conterrâneos  de Itapetim,

Eu os chamo de conterrâneos, embora eles não queiram, pois eu nasci e me criei aqui nessa terra, e por isso sou conterrâneo. Eu sou de Itapetim, sou filho natural com muita honra, e tenho muito amor por essa terra e não são eles que vão fazer com que eu não seja filho da minha cidade.

Eu já disse em outros pronunciamentos, que eu estou aqui neste palanque, que estou na minha terra para reconstruí-la e fazer com que o povo passe a ser respeitado, passe a exercer o direito que tem à saúde, à segurança, ao trabalho, à educação, à energia e, principalmente,  ao respeito daqueles que administram esta cidade. Porque o prefeito é um empregado do povo, porque por ele foi eleito para governá-lo. Um  prefeito não é um ditador, nem um dono da prefeitura.

Eu já disse em outros momentos  que eu estou aqui, neste palanque, ouvindo a minha terra, sem medo, eu vim para minha terra para fazer com que o povo participe da sua administração, para que o povo possa ter o direito de dizer O QUE ELE PENSA, que o povo possa, também, saber aonde foi aplicado o seu recurso, porque isso é um direito que ele tem.

Eu soube que o último pronunciamento que nós fizemos na "Tribuna Popular", incomodou muita gente, pela posição que o povo assumiu. E o povo, dessa forma , provou que está unido, e por isso incomodou aqueles que sempre manipularam a vontade dele.
Eu soube que iam entrar com uma ação em cima do cabeça, e, se o cabeça sou eu, entrem com a ação, porque só assim a gente começa a tirar de debaixo do tapete o que fizeram com esse povo do município, porque só assim não vai dar trabalho à Justiça a apurar o que está debaixo do tapete, só assim, com uma ação fica mais fácil a coisa andar mais rápido, e até 1º de outubro vocês saberão o que acontece nesse município, e vocês poderão tirar, de uma vez por todas, aqueles que não tiveram respeito por vocês durante 12 anos.

Aqueles que fizeram vocês transitarem em estradas, como as que vocês transitam, aqueles que fizeram vocês terem acesso à saude, como vocês estão tendo, em um hospital sem equipamentos, sem instrumemtos, um hospital que não tem respeito a vocês, e vocês pagam ao Estado pelo atendimento.
E ainda se dão ao direito de querer tirar o único médico que mora na nossa cidade, que é Dr. João.
Mas Dr. João vai ficar aqui, porque, a partir de 1º de janeiro, eu serei o prefeito, e Dr. João será o médico de Itapetim , porque nós temos o direito de ter um médico que trate das pessoas com dignidade.

Eu tenho a certeza e tenho a coragem, e é por isso que voltei para minha terra, porque eu tenho certeza de que serei um bom administrador e, principalmente, um parceiro de vocês, vocês vão me pagar para eu ser, realmente, um gerente na prefeitura.

Nós vamos trabalhar em parceria, nós vamos criar os Conselhos de Moradores dos Bairros, os Conselhos das Zonas Rurais, a Subprefeitura de São Vicente e um Núcleo de Administração em Piedade.
Nós vamos fazer com que vocês possam participar no dia-a-dia, naquilo que vocês têm o direito.
Nós faremos uma administração participativa, onde o povo será ouvido sobre o que terá que ser feito na minha terra. Nós teremos respeito por vocês, se não fosse para isso eu não estaria na minha terra.
Seria muito mais cômodo, para mim, eu ter ficado em Recife. Era muito mais cômodo administrar o Porto do Recife, mas eu larguei tudo, eu larguei com vontade de voltar para aqui , eu larguei tudo para estar com vocês no dia-a-dia.
Eu estou visitando esse município todo, eu vou visitar casa-por-casa, eu vou ouvir o povo em todas as comunidades e em todas as localidades. Eu vou estar presente em todos os recôncavos deste município, porque eu tenho que aprender com vocês, e é com vocês que eu vou aprender a ser um bom prefeito.

Eu já dei vários recados em cima deste palanque, eu, desde que cheguei aqui há um ano e meio, vim com a convicção, com a coragem de ganhar essa eleição dentro de Itapetim, e hoje eu já sei que ganhei esta eleição, e hoje eu já sei que sou o prefeito de Itapetim, e eu já sei que vou reconstruir este município.

Eu já disse: Não adianta intimidações, eu não sei se aqui tem outra câmara filmadora, afora a que contratamos para gravar a nossa palavra, mas, se tiver, levem o recado para eles, eu estou aqui sem o medo, sem o ódio, mas eu vou estar aqui todos os dias, dizendo o que tem que ser dito, dizendo o que eu tiver vontade de dizer, desde que tenha as provas do que estiver dizendo.
Pode levar "Ação" para onde quiserem, porque eu estou junto com o povo, para dar a vocês o direito que vocês têm. Eu não tenho nenhum medo, pressão em cima de mim não me intimida.

Hoje eles fizeram uma reunião do PRONAF, que de PRONAF falaram pouca coisa, só ficaram mandando recado para mim, pelo pessoal que faz parte do PRONAF (Programa Nacional de Agricultura Familiar).
Mas eu estou aqui, eu recebi o recado, e respondo para vocês: Eu vou continuar da mesma forma que comecei, eu vou chegar até 1º de outubro dessa forma, com muita coragem, com muita determinação, por que eu serei o prefeito de Itapetim, eu vou ser o prefeito da minha terra, porque o povo quer.

Eles disseram que nós só faziamos festa com bandas, nós só fazíamos carreatas, mas nós vamos fazer agora uma caminhada, juntos nós vamos para a praça pública, na paz, na coragem, mostrar que o povo está com a gente, mostrar que vamos ganhar a eleição com o povo, que vamos ganhar com a coragem e da forma que eles quiserem, nós vamos ganhar desse jeito, na raça, na proposta, e em 1º de janeiro nós estaremos de mãos dadas, numa corrente de reconstrução deste município.

Eu queria agradecer a presença de todos que estão aqui neste palanque. Vamos, vamos tomar as ruas, e mostrar que o povo está junto comigo, com Leca, com os vereadores, com as lideranças comunitárias...
Estaremos juntos nesta caminhada, vamos partir, vamos zarpar, não importa se eu vou na frente, se eu vou no meio, se eu vou atrás, só importa que eu estou com o povo e é com o povo que eu vou ganhar a eleição neste município.

Agradeço a presença do povo de São Vicente, de Piedade, não vou individualizar porque posso faltar com o nome de alguém.
São Vicente com a sua organização, com a sua dedicação... Ontem eu vi que começaram a pregar retratos dos nossos adversários, lá, em São Vicente, e os nossos militantes disseram: É retrato que vocês querem? E encheram São Vicente com o meu retrato e o de Leca, porque São Vicente será libertada desse jugo.
São Vicente que não tem estrada, que não tem assistência médica, que não tem educação, água...
São Vicente que foi abandonada durante este tempo todo, terá Leca que vai ser o vice prefeito, mas, na verdade será o Prefeito de São Vicente, porque esse é um compromisso meu e eu não traio a confiança daqueles que acreditam em mim. Eu não vou trair São Vicente, eu não vou trair Piedade.

Vamos caminhar juntos, minha gente! E juntos nós vamos caminhar por 4 anos, porque eu serei o prefeito, eu estarei junto com vocês reconstruindo este município.

Meus amigos de palanque, desculpem se em algum momento eu errei, eu errei com vontade de acertar, e vou acertar sempre, porque nos erros a gente aprende, nos erros é que a gente passa a saber como é que deve fazer.

Nota:
O errro a que Carlos Rêgo se refere, foi um mal estar que acometeu algumas das personalidades do palanque, pelo fato de Carlos Rêgo não os deixar discursar naquela noite, para não cansar o povo e prejudicar o brilho da caminhada em direção à praça. Ele temia que o povo fosse dispersado)

PRÓXIMA POSTAGEM: A MAIOR CAMINHADA, ATÉ ENTÃO, VISTA NAS RUAS DE ITAPETIM.

Nenhum comentário: