Play List

domingo, 3 de abril de 2011

A MAIOR PASSEATA DE TODOS OS TEMPOS - POR QUE PERDEMOS?


Passeata do Alto de Santo Antônio até o Comitê Festivo, no centro da Cidade
Ano 2000

Naquele memorável dia, o dia dessa passeata, somente comparada - guardando as devidas proporções e diferenças - à maior agremiação carnavalesca do Recife, o Galo da Madrugada, todos tinham como certa a vitória de Carlos Rêgo para prefeito de Itapetim. Daquele dia em diante, os adversários perderam toda e qualquer esperança de sairem vitoriosos naquele pleito. 
Saimos do Alto do Santo Antônio em direção ao comitê festivo, situado defronte a Praça Rogaciano Leite, vizinho à casa de Zé Humberto. Era um arrastão, no sentido de que as pessoas que estavam em casa, ao ver aquela caminhada, fechavam suas portas e se misturavam na multidão.

Eu não vou precisar descrevê-la, porque vocês poderão constatar assistindo ao vídeo.
Eu só quero dizer que é impossível assistí-la sem que uma grande pergunta, onze anos depois, que ainda continua sem a resposta oficial, não nos assalte novamente.

POR QUE CARLOS RÊGO PERDEU? POR QUE ESSE POVO, TÃO ENTUSIASMADO E ESPERANÇOSO, TEVE QUE AMARGAR AQUELA DERROTA? POR QUÊ?

No dia das eleições, quase na hora do  fechamento das urnas, eu me encontrei com o Ex Prefeito Sr. José Santos e a ele fiz a seguinte pergunta:
- Seu Zé Santos, meu pai nunca errou no palpite que dava na hora do encerramento das eleições em relação a quem teria saído vitorioso. Na falta dele, o senhor que também tem essa experiência, poderia me dizer qual é a sua avaliação?

- Minha filha, eu estou assustado com tanta cara estranha, pessoas que eu nunca vi votando em Itapetim, estavam por todas as seções, vi carros despejando na praça essa gente por mim desconhecida.
- Então o senhor acha que temos eleitores de fora votando neste município?
- É a minha impressão.

O pior é que não era impressão, depois confirmamos que eleitores sem o devido domícílio eleitoral, exigido por lei, votaram em Itapetim.

Em outra postagem eu contarei com detalhes, como procedemos para fazer essa descoberta. Hoje, apenas para ratificar o que estou escrevendo, eu deixarei aqui, para conhecimento de vocês, o documento encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.

Nº de documentos de Carlos Rêgo apagados por motivo de segurança.

Excelentíssimo Senhor Corregedor Geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.


Carlos do Rêgo Vilar, brasileiro, casado, portador da carteira de identidade -  xxxxxx, CPF xxxxxxx, título de eleitor xxxxxx - Zona xxxx - seção xxxxx - vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência, na qualidade de Presidente do PMDB e de candidato a prefeito do município de Itapetim-PE nas eleições de 2000, solicitar acesso à listagem relativa às últimas inscrições e transferências de eleitores nos anos 1998,1999 e 2000 para fins de comprovação do respectivo domicílio eleitoral, conforme exigência da lei que rege esta matéria.
A presente solicitação se fundamenta no interesse de dirimir suspeitas de irregularidades, algumas já comprovadas, em muitas transferências que foram feitas pelo cartório eleitoral do nosso município, sem a devida comprovação dos respectivos endereços e muitas delas estão acompanhadas de uma declaração de que reside em algum lugar do município sem apontar o novo endereço do eleitor transferido.
Outrossim, vale salientar que há fortes indícios de um número de transferências ilegais, gerando na população a desconfiança de que o resultado do último pleito possa não ter correspondido ao esperado por conta da infiltração desses eleitores de fora sem o devido cumprimentpo das exigências legais.
Dessa forma tenho sentido pressão por parte dessas pessoas desapontadas, no sentido de fazer com que fossem tomadas as providências necessárias ao esclarecimento dos fatos.
Por se tratar de um município pequeno e por tido acesso a uma amostra desses documentos fornecidos pelo cartório eleitoral local, constatatou-se a existência de eleitores votantes no último pleito sem efetiva referência domiciliar, além de constar em folha de votação o nome de pessoas que já faleceram a mais de 10 anos, abrindo dessa forma um precedente para que a fraude possa acontecer sem que se tenha controle efetivo, no caso de alguma pessoa votar por alguém já falecido.
Certo de que o fornecimento dessas informações só trará benefícios aos interessados e a própria Justiça Eleitoral, aproveito a oportunidade para elevar meus protestos de estima e consideração.

Termos em que peço Deferimento:

Carlos do Rêgo Vilar
Presidente do PMDB (Diretório Municipal de Itapetim-PE)
Recife, 23 de outubro de 2000.

PRÓXIMA POSTAGEM: O DISCURSO DE AGRADECIMENTO DO CANDIDATO CARLOS RÊGO (APÓS A CAMINHADA) E A CIRANDA DO POVO EM PRAÇA PÚBLICA.

Nenhum comentário: