Play List

sábado, 9 de abril de 2011

CLAMOR PELA VOLTA DO BUSTO DO PADRE JOÃO - 2000




Chegamos aos noventa dias de campanha política, naquele ano de 2000, com o mesmo entusiasmo de sempre.
Dentre os nossos companheiros de luta, destaco os esforços desmedidos do candidato a vereador pela Coligação Mudar para Reconstruir, José Francisco dos Santos, o qual foi prefeito de Itapetim por duas gestões, 1969-1972 e 1977-1982.

Na sua primeira gestão apresentou um Projeto de Lei, que foi aprovado na Câmara de Vereadores, cuja propositura era substituir o nome da Praça de São Pedro - construída pelo seu antecessor, Antônio Piancó Sobrinho, meu saudoso pai - por Praça Cônego João Leite de Andrade, em homenagem ao nosso vigário que havia falecido no dia 18 de janeiro de 1970, bem como a construção de um monumento com o busto do Pe. João que, além de vigário da nossa paróquia, ainda hoje, é considerado o maior chefe político da nossa terra.
No dia 18 de janeiro de 1972, por ocasião do aniversário de morte do Pe. João, inaugurou-se o referido monumento.

Escritor Carlézio Monteiro de Medeiros (in memoriam)
Autor do Livro: Terra, Pão e Cangaço
Secretário de Governo
Na gestão dos Prefeitos: Antônio Piancó e José Francisco dos Santos


O nosso adversário, José Lopes Sobrinho, que naquele ano de 2000 disputava a eleição com Carlos Rêgo, achou por bem de na sua sua gestão anterior (1990), desmanchar a Praça Cônego João Leite, destruir o monumento em homenagem ao padre, depositando seu busto em um velho depósito de materias inservíveis da prefeitura.
Esse desmando, essa falta de respeito para com o patrimônio público levou as pessoas do nosso município a abominar aquele ato de irresponsabilidade, de improbidade administrativa, por se tratar de dilapidação de um bem público, patrimônio histórico e cultural.
Seu José Santos, o ex-prefeito autor daquele projeto, não se conformava com aquela atitude imoral e ilegal.

Naquele ano de 1990, meu saudoso pai, Antônio Piancó, que já estava muito doente, tanto é que veio a falecer em 1º de janeiro de 1991,  ainda teve a infelicidade de presenciar a destruição da praça que ele construiu, defronte a Matriz de São Pedro das Lajes, e a retirada do busto do Pe. João, a quem ele devotava uma grande amizade e consideração. Incluo esse fato, como uma das causas que apressaram a sua morte.

Seu José Santos que, graças a Deus, ainda hoje continua entre nós, apesar da idade avançada, continuava até aquele ano de 2000, ano da campanha de Carlos Rêgo, a batalhar pelo resgate desse patrimônio perdido.
Para realizarmos o sonho de ver o busto do Pe. de volta à praça, também enviamos uma petição ao Ministério Público, de autoria do ex-prefeito Zé Santos, na qual ele explicava ao Promotor de Justiça, tudo que acabo de relatar.

Justiça seja feita, o busto do Pe. João não foi devolvido, mas a praça foi substituída por outra, um verdadeiro monstrengo -  queira perdoar-me o autor do projeto arquitetônico, que por sinal, ainda hoje não sei de quem se trata - no centro da cidade. Havia nessa praça uma fonte luminosa, que ficou acesa por pouco tempo, depois virou um cacimbão apagado, um pscinão de mosquitos e muriçocas, uma verdadeiro atentado à saúde pública.

Havia feito um propósito de postar a campanha de Carlos Rêgo sem recuar ou me adiantar no relógio  do tempo, porém sinto que é uma missão impossível, haja vista que a história não pode ser compreendida como um retrato estático, ela vagueia entre o passado e o presente, sem que possamos evitar essa dinâmica.

Hoje, felicito o atual Prefeito Adelmo Moura, no sentido de ter cumprido a promessa que me fêz -quando candidato à sua primeira gestão (2005) - de reconduzir o busto do Pe. João Leite para o lugar do qual jamais deveria ter sido retirado. Revitalizou a praça que o Prefeito Zé Lopes destruiu, dando-lhe beleza e funcionalidade, através de um belo projeto arquitetônico elaborado pelo arquiteto Camilo Costa, prata da casa. Por isso deixo aqui gravado o meu reconhecimento, em nome dos que amam Itapetim. Em política, já dizia o saudoso Tancredo Neves: "Não se briga com os homens, se briga por idéias, por realizações, ou pela falta delas."

Voltando ao ano 2000 (igualmente ao busto do Pe., de onde jamais deveria ter saído, rsss) quero agradecer ao Ex-Prefeito José Francisco dos Santos, em meu nome e em nome de todos que trabalharam juntos para mudar Itapetim, desejando-lhe que Nossa Senhora, por quem gosta tanto de chamar nos seus discursos, lhe dê muita saúde para que continuemos desfrutando da sua amizade e da sua atenção.
Obrigada, seu Zé, muito obrigada.

DISCURSO DO CANDIDATO A VEREADOR 
JOSÉ FRANCISCO DOS  SANTOS - 2000

É uma alegria muito grande o que eu estou vendo aqui na minha frente (o povo).
Graças a Deus a vitória é certa! Todo mundo está vendo e não tem dúvida. a pesquisa está certa, eles estão dizendo que é mentira, mas o povo está aqui dizendo que é verdade.
Portanto, minha gente, eu quero dizer simplesmente para vocês: O candidato a prefeito, o cidadão José Lopes, eu quero dizer pra ele, que ele, dessa vez, é um mentiroso ...

Ele prometeu fazer mil açudes por todo município, mas é mentira, porque todo mundo sabe que, aqui, ele não realizou nada.
Mas, ele também mentiu novamente, quando disse que iria trazer de volta o busto do Pe. João, que ele estava sendo restaurado e ia ficar muito bonito e bem feito, e nada disso ele fêz.

A única coisa que ele fêz foi deixar as estradas acabadas, ele não teve foi coragem de fazer nada em benefício de vocês.
Portanto, eu quero dizer a vocês, mais uma vez, sem querer ofender a quem quaer que seja, que desta vez nós vamos ganhar a eleição tranqüilamente e com muita felicidade.

Eu quero afirmar mais uma vez, que esses Grupos Escolares que estão acabados, se Deus quiser e Nossa Senhora, o candidato a prefeito, Carlos Rêgo, vai restaurar todos eles.

Quero encerrar minhas palavras pedindo a Deus e a Nossa Senhora, muitas felicidades para todos nós.

Muito Obrigado!

José Francisco dos Santos.

Nenhum comentário: