Play List

quarta-feira, 2 de março de 2011

OFICIALIZAÇÃO DA CANDIDATURA CARLOS RÊGO - PARTE I


Chapa Majoritária - Para Prefeito: Carlos Rêgo
Para Vice: Leca - Itapetim 2000


Itapetim escreve uma nova história
Nosso povo quer mudança
Nosso povo quer sorrir
Com Carlos Rêgo
 O passado está de fora
Tá no tempo, já é hora
Mudar pra Reconstruir

Força e coragem
Reconstroi com alegria
Nossa terra e poesia
Novo rumo quer seguir
O povo tem uma esperança de mudança
Tem, tem , confiança
Que esse momento chegou

Abraçando esse futuro que já vem
Abraçando com certeza esta vitória
Nossa terra não pertence a mais ninguém
É do povo dessa terra a sua glória

Carlos Rêgo com o povo em união
Junto a Leca o passado chega ao fim
Carlos Rêgo nos trará renovação
Liberdade de escolha chega, enfim

Nosso povo grita alto independente
Tu és nossa outra vez Itapetim!
No dia 30 de junho do ano 2000, Itapetim consagrava a candidatura de Carlos Rêgo para prefeito. Não foi nada fácil chegar até aqui. Foi uma longa caminhada, foram muitos percalços.

Enfrentamos juntos, eu e Carlos, momentos bastante difíceis. Incompreensões de toda natureza:
Irritação de outros pretensos candidatos, opositores ao governo José Lopes Sobrinho, além da resistência, até, de alguns dos nossos melhores amigos.
Eles ainda desconheciam a profundidade do trabalho feito anteriormente na Zona rural do município. Ainda não tínhamos realizado nenhum evento político na sede do município que pudesse calçar a candidatura Carlos Rêgo de credibilidade. Afora o encontro com alguns segmentos da sociedade, realizado no antigo prédio de pré-moldados do meu Tio Heli (in memoriam), não havíamos mais realizado nenhum evento. Continuamos com as reuniões no campo, cada vez mais solidificando os apoios recebidos e conquistando outros.

Em pleitos anteriores todos estavam acostumados a desenvolver seus projetos políticos de maneira inversa, ou seja, sempre galgavam apoio político na cidade e posteriormente partiam para a conquista do homem do campo.

A estratégia de Carlos Rêgo pegou a todos de surpresa. Às vésperas da consagração da sua candidatura ele contava com o apoio de 15 Associações Rurais representadas na pessoa de seus Presidentes:

  1. Cacimbas - Ronaldo
  2. Araras - Alexandre
  3. Gunça - Reginaldo
  4. Cacimba Nova - Tadeu Bezerra
  5. Lagoa de Dentro - Madá de Manu
  6. Campo do Ambó - Dona Edith (hoje falecida)
  7. Piedade - Seu Moisés
  8. Cacimba Salgada - Pedro Preto
  9. Gameleira - José Nilo
  10. São Vicente - Nego de Chicó
  11. Miguel - Edmundo
  12. Recanto - Josué Correia
  13. Prazeres - Zé de Liinha
  14. Boa Vista - Clodoaldo
  15. Malhada - Antônio de Biu Lopes 
Agora teríamos que nos voltar para a zona urbana, conquistar o apoio dos partidos políticos. Quando os primeiros deram sinais de que apoiariam Carlos Rêgo, o Ex Prefeito João Alves dos Passos (PFL) disse que esse apoio estava vindo por gravidade, pois, na sua avaliação, não haveria quem lhe conseguisse tomar essa eleição.
Naquela ocasião havia - como dizia o meu saudoso amigo, ex vereador por diversas legislaturas, Antônio Correia (in memoriam) - três pré-candidatos para disputar o cargo de prefeito contra o atual prefeito José Lopes Sobrinho, quais sejam: Mário José (PFL), Carlos Malta (PTB) e o Ex Prefeito Geraldo Mariano (PSDB).

Mário José era considerado um candidato natural, pois, desde criança já sonhava em ser o prefeito de Itapetim. Não esqueço quando, ainda menino, nos tempos do meu saudoso pai, Antônio Piancó Sobrinho, ele subia nos palanques dos nossos comícios e quando pegava o microfone, meu pai dizia: - "Esse menino ainda vai longe ..." Por causa disto meus irmãos gostavam de brincar: - "Cuidado com as profecias de pai!" rsss

Dias antes da convenção para a escolha do candidato a prefeito houve uma reunião na residência do Ex Prefeito José Santos. Naquela noite seria escolhido, entre os pretensos candidatos, aquele que contaria com o apoio da coligação: PMDB, PFL, PL e PSDB.

Foi uma reunião bastante acalorada. Não foi fácil vencer a resistência dos velhos caciques da política local. Foi do Ex Prefeito José Santos que Carlos recebeu o apoio que fêz com que o Ex Prefeito Geraldo Mariano (PSB) o Vereador Mário José (PFL) e o candidato, derrotado no pleito anterior para prefeito (1996), Carlos Malta (PTB) desistissem de postular o cargo.

Daquele momento em diante a campanha caiu nas ruas, na boca do povo. A cidade pegou fogo. Os jovens se orgornizaram e fizeram um grupo de apoio "Grupo Jovem Mudar para Reconstruir". Meu filho Carlos Eduardo, Dudu, cursava Administração de Empresas na Faculdade Católica de Pernambuco, por conta desse movimento trancou a matrícula por seis meses e se mudou para Itapetim.

Os céus da nossa cidade mais pareciam os de Copacabana em véspera de Ano Novo. Os poetas chegavam a cada instante com suas composições para passar pelo crivo de Carlos e posteriormente mandar gravar.
Cada poema mais belo que o outro, embora, alguns tiveram que ser sensurados pelo conteúdo de explicito ataque a pessoa do Prefeito, que naquele momento estava disputando com Carlos Rêgo.

Era proibido ferir, desmoralizar, xingar. Enfim, fazer qualquer ataque pessoal ao candidato José Lopes.
Mas era preciso descobrir as causas da derrocada do município, o que estava por trás daquela péssima administração. Precisávamos de subsídios para, se eleito, Carlos Rego pudesse corrigir o que gerava tanta insatisfação na vida dos munícipes.
Não quero  citar o nome dos jovens, já faz mais de dez anos, posso cometer lapsos de memória magoando algum deles que naquela ocasião daria até o sangue pela vitória de Carlos Rêgo. Durante a série de postagens, que pretendo fazer, os nomes virão e com certeza serão mencionados.
No entanto, é impossível não falar no "Comandante" dessa meninada esperançosa, o nosso amigo João Mourão a quem devemos tanto. João era o braço direito, o esquerdo, as pernas e o que mais precisássemos naquela campanha.
Um certo dia, foi levar um eleitor na zona rural. De volta, todo empoeirado, olhos esbugalhados, num susurro disse a Carlos Rêgo:
- Virei o carro!
- Morreu alguém João?
- Deus me livre!
- Então desvira e continua.
O que significava um carro virado diante do apoio de João? Nada.

 As crianças tambem queriam participar. Formaram um grupo mirim e todas as tardes estavam no comitê.
Não posso esquecer uma criança chamada Jéssica, filha dos meus amigos Ciê e Joselma, hoje, essa mocinha linda que está aí na foto.


Essa menina era tão inteligente que muitos achavam que era superdotada. De fato, o que essa menina aprontava não podia ser normal, dentro da sua faixa etária. Ela, juntamente com Marília (filha de Fátima e Marcílio) minha sobrinha e afilhada, preparam um evento e mandaram um convite por escrito para o candidato Carlos Rego.
Nós fomos cumprir aquela pauta de campanha com a maior seriedade, queríamos ouvir o que aquelas crianças iriam reivindicar ao futuro prefeito de Itapetim. Jéssica fêz um grande discurso. Entre outros pedidos, solicitou ao candidato que, se eleito fosse, distribuisse computadores para as crianças, pois elas não poderiam ficar de fora dessa onda que tomava conta do país.
Vocês podem não acreditar, mas as lágrimas dançavam nos meus olhos e nos de Carlos. Ficamos muito emocionados.

Jéssica tinha uma verdadeira paixão por Carlos Rêgo e Lusa. Mesmo muito antes de Carlos pensar em ser candidato. Certa vez fomos aos Estados Unidos, era uma época de muito frio e a televisão noticiava a todo instante as complicações decorrentes de geadas, os transtornos no trânsito, os acidentes em decorrência do mau tempo. Quando chegamos de viagem, seus pais (Ciê e Joselma) nos disseram que ela ficava aflita na hora do Jornal Nacional, atenta as notícias com medo de que estívessemos passando por dificuldades. São coisas desse tipo que, ao relembrar, não podemos impedir as lágrimas.
Ciê, o pai de Jéssica, primo do candidato José Lopes, apoiou a candidatura de Carlos. Ainda hoje desconfio que, Jéssica,   sendo um dos nossos maiores cabo eleitoral,  foi quem o convenceu a ficar do nosso lado, rsss

No dia 30 de junho daquele ano (2000) fomos para o ACRI (Associação de Cultura e Recreação de Itapetim), logo na entrada encontramos com Val Patriota, este monstro sagrado da poesia, filho de Louro do Pajeú. Ele nos entregou mais uma das suas belas canções feitas para uso da campanha.


Ao entrarmos no Clube, encontramos uma multidão que aclamava Carlos Rêgo. Depois de muitos discursos, uns que traduziam toda a emoção daquele momento, outros, embora fossem de velhos correligionários, desde os tempos do meu saudoso pai, deixavam escapar a contrariedade de engolir aquela candidatura que, como dizia Joãozinho, chegava por gravidade.


Agora sim, era oficial. Carlos Rêgo era o candidato pela coligação "Mudar para Reconstruir". Com o apoio da sociedade civil organizada, das associações rurais,  dos políticos e do povo em geral, Carlos Rêgo começou de fato e de direito a maior de todas as campanhas de que se tem notícias em Itapetim. Era grande de entusiasmo, de organização, de vontade de transformar seu torrão natal em um "município grande e progressista".
Ao ser anunciada a sua candidatura, o povo explodiu de emoção!


Não deixe de ler na próxima postagem: ORGANIZAÇÃO DOS COMITÊS: TRABALHO E FESTA.

Um comentário:

Lusa Vilar disse...

Mensagem de Géssica, pelo orkut:

Oii Lusa...já era pra ter lhe respondido, mas não acessei a internet durante o carnaval. Fiquei bastante satisfeita quando vi o blog. É muito bom relembrar esses momentos. Apesar da idade, muitas crianças entendiam a situação do município. Vou sempre ficar de olho nos posts do blog pra relembrar a campanha...Obrigada! Saudade...beijos!