Play List

sexta-feira, 4 de março de 2011

IMPLANTAÇÃO DOS COMITÊS - TRABALHO E FESTA


Antiga Fábrica de Doces Dandão, pertencente ao meu pai Antônio Piancó (in memoriam)
Serviu, à época, para instalação do Comitê Mudar Para Reconstruir

Consagrada a candidatura de Carlos Rêgo para Prefeito de Itapetim, naquele ano de 2000, a cada dia os trabalhos foram se intensificando em todos os sentidos. 
Coube-me a formatação do Plano de Governo, objetivando distribuir cópia para a população.

Consciente de que a campanha teria múltíplos aspectos, entre eles, o planejamento estratégico para envolver a população; a "catequização" dos políticos que fizeram adesão à candidatura de Carlos, haja vista a cultura que traziam consigo referente ao modo de fazer política, a qual ainda era muito arraigada aos vícios do passado e do presente que estávamos querendo mudar.
Enquanto a campanha ainda estava no plano extra-oficial, restrita às lideranças comunitárias e aos segmentos da sociedade civil organizada, tudo funcionava à céu de brigadeiro.

O plano de Carlos era  "Mudar para Reconstruir", mas muitos não entendiam o que seria verdadeiramente a pretensa mudança. Enquanto, muitos achavam que a mudança se restringia a retirada do Prefeito José Lopes, por meios democrático, eu lutava para que entendessem que a pretensa mudança tinha outros objetivos.
O interesse maior era mostrar a Itapetim que havia um modo novo de governar, resgatando a cultura, a educação, enfim, a condição do exercício da cidadania plena.

Quando me decidi trabalhar conjuntamente com meu marido em favor da futura implantação de políticas públicas no âmbito social e econômico do nosso município, eu estava convicta de que deveríamos começar o movimento de "baixo para cima", ou seja: nosso primeiro contato, para deflagração dessas idéias, deveria ser feito inicialmente através das lideranças comunitárias e não das lideranças políticas. E assim fizemos.
Nasci e me criei no ambiente político da minha terra. Desde onde minha memória alcança, eu vi meu saudoso pai nesta lida. Conheci de perto todos os políticos da minha terra que com ele participaram de todas as campanhas, desde os tempos do 1º Prefeito nomeado até aquele que, naquele momento, tinha a investidura do cargo.

É preciso fazer um breve parêntese sobre um momento bem anterior a campanha, quando ainda estava em Recife traçando planos para acompanhar Carlos Rêgo na caminhada que estaria disposto a fazer em favor das mudanças em Itapetim.

(Meu pai morreu sem deixar nenhum inimigo, nem político, nem pessoal. Seus filhos ainda hoje conservam este lema: "Amigo do meu pai, amigo meu é.
A exceção da continuidade desse culto às amizades, herdadas de meu pai, veio alguns anos após o seu falecimento, quando um dos seus melhores amigos, inclusive compadre, causou a nossa família um grande desgosto e contrariedade.
Não sou de guardar rancor, não sou de vingança. Mas sou de mágoa, porque não admito a traição, mormente a memória dos mortos.

Do ponto de vista político, a exemplo de meu pai, nunca tive e nem tenho nenhum inimigo.
Mas naquela ocasião, quando me preparava para voltar à política da minha terra, eu pedira ao meu marido que escutasse algo que eu precisava revelar e ganhar a sua anuência: Dizia a ele que deveríamos fazer aliança política com todos aqueles que manifestassem o desejo de "mudança" em Itapetim, independente de cor partidária. No entanto, não me pedisse para abrir os braços para aquele que, um dia, cometeu o desplante de ferir moralmente a memória do meu pai e de outros filhos ilustres que ajudaram a construir o lugar onde havia nascido.
Com isso, não queria dizer que desconhecia a grande contribuição que por ele foi dada para o crescimento de Itapetim. Reconhecia, inclusive, que ele estaria incluso entre as melhores administrações que já havia passado pela prefeitura. O meu pedido era de cunho pessoal,  estava simplesmente pedindo respeito a minha liberdade de escolher amigos. Portanto, se por ventura ele quisesse apoiar a candidatura dele, na minha opinião, ele deveria aceitar, mas deveria saber, de antemão, que eu preferiria manter-me longe deste cidadão, o mais longe possível e não o queria transitando pela minha casa e em nenhum prédio de minha propriedade.
O acordo foi feito, e nada nesse mundo poderia demover-me daquela decisão.

Logo na primeira reunião realizada no Comitê da Fábrica enfrentei com um dos políticos, amigo desse cidadão, (aquele que desrespeitou a memória do meu pai), uma queda de braço. Ele queria a todo custo a presença dele nos salões da fábrica. Não abri mão das minhas convicções, a campanha seguiu com esse cidadão rodopiando em círculos nos pés de Carlos Rêgo, sem que eu jamais lhe dirigisse a palavra nem subisse no palanque quando ele estava presente.
Jamais durante a campanha revelei esse segredo dos bastidores, engoli todos os sapos do mundo, para não prejudicar o bom andamento, escutei grandes elogios feitos a pessoa dele, mas da minha boca nunca saiu o contraditório. Apenas ficava perplexa com a atitude de certas pessoas que só pensam no "poder". Este cidadão teve que engolir (também calado) a minha rejeição à sua pessoa, mas como ele tinha a certeza da vitória de Carlos Rêgo, por interesse se submeteu a essa humilhação. Só podia se encontrar com o candidato em praça pública, ou na residência dos outros. Mesmo assim, ainda conseguiu "enfiar" uma candidatura para vereador. Apresentou a professora Sílvia, que fazia questão de trazer o seu padrinho para junto de Carlos Rêgo, lhe fazendo afagos em praça pública, entre um beijinho e outro, agradecia a abertura de Carlos para aquele apoio abortado da sede de poder.)

Planejei a implantação de dois comitês. O primeiro seria instalado no prédio de nossa propriedade, onde até os anos de 1993 funcionou a Fábrica de Doces Dandão. O outro funcionou em um prédio de propriedade do Ex Prefeito João Alves dos Passos, em pleno centro da cidade. Esse último era de cunho festivo. Servia de encontro entre aqueles que tinham aderido à campanha de Carlos Rêgo.

Valdeir Júnior, meu sobrinho, abria e fechava esse comitê de acordo com o horário estabelecido pela Justiça Eleitoral e recebia a todos que por lá apareciam, que não eram poucos.
Júnior coordenava serviços de computação, avisos, convocações, reprises dos comícios realizados na Zona Rural e nos distritos, em um computador que alimentava as imgen de um telão instalado por Dudu (meu filho), além da distribuição de material de campanha.

O Comitê da fábrica foi criado com o objetivo de Carlos Rêgo receber as lideranças políticas e comunitárias,   para ouvi-las e deliberar sobre os rumos da campanha. O antigo escritório do meu pai passou a ser acomodação para esse fim.
Em um salão anexo foi criada uma oficina de trabalho. Era neste imenso salão que as bandeiras eram colocadas em mastro. Letreiros eram desenhados, cartazes, faixas, enfim, toda a parafernália de material de campanha era produzido por pessoas voluntárias, especialmente os jovens que haviam se engajado no "Mudar para Reconstruir". Este salão também serviu para Izaurino, um senhor que fez a cobertura da campanha, tanto no carro de som, quanto nos comícios, receber as pessoas que traziam suas mensagens.
Impossível citar o nome dos voluntários que se apresentavam nos salões da fábrica querendo ajudar. 
No entanto quero fazer um agradecimento especial a minha amiga Mércia Santos, filha de Dorotéia (in memooriam), que se desdobrou com toda a sua energia em favor das mudanças em Itapetim.
Nesse vídeo, que você tem a oportunidade de assistir, está registrado o resultado do trabalho dos voluntários, que por amor a Itapetim, após inúmeros dias de trabalho nos bastidores, levavam à praça pública um verdadeiro espetáculo representativo dos seus desejos de mudança. Este vídeo mostra os preparativos para a maior carreata já vista no município de Itapetim em favor de uma candidatura política. Na pista quente, ao meio dia, as pessoas se concentravam no posto de gasolina, na entrada da cidade, e a juventude colocava todo seu entusiasmo para realizar aquele evento de mobilização da Caravana da Reconstrução.
O vídeo é enorme, não dá para postar por inteiro, mas irei dividindo a cada postagem até chegarmos, juntamente com o povo, à praça pública para ouvir o discurso de Carlos Rêgo.


A primeira reunião que houve no salão da fábrica foi presidida pelo próprio candidato Carlos Rêgo, o qual me nomeou coordenadora da sua campanha.
Benone Henrique de Sousa, foi nomeado coordenador financeiro. Salomé de Dona Lia como secretária.
O salão estava lotado de políticos, representações de todos os segmentos sociais e o povo em geral. Na ocasião fui incubida de apresentar o "PROGRAMA DE GOVERNO, MUDAR PARA RECONSTRUIR".

Assumi a condução dos trabalhos e de posse do documento iniciei a leitura:

PROGRAMA DE GOVERNO, MUDAR PARA RECONSTRUIR
Apresentação

A inércia administrativa vivida por este Município nos últimos doze anos, exigiu um amplo movimento a favor de seu povo.
A esse movimento deus-se o nome de MUDAR PARA RECONSTRUIR, cujo objetivo maior é o de formular um projeto de mudança para Itapetim, capaz de resgatar a crença da população em seu futuro, isto é, a perspectiva de ingressar no próximo milênio em um patamar superior de bem-estar social.

Esta proposta de mudar Itapetim nasceu no seio do homem do campo, por ser talvez o mais atingido por esse marasmo governamental, pois foi da zona rural o ponta pé inicial para que esse desfio provocasse uma mobilização social a ponto de sensibilizar a classe política, desse município, para fazer parte dessas mudanças, colocando de lado suas divergâncias, a fim de garantir a governabilidade e o futuro de nossa terra.
Hoje já não chamamos mais de MOVIMENTO, mas de COLIGAÇÂO MUDAR PARA RECONSTRUIR, porque os segmentos sociais mobilizados receberam a adesão de vários partidos políticos, que se propuseram a viabilizar os anseios da sociedade, os quais assumiram o compromisso de uma grande parceria em busca de soluções para os problemas que afligem de modo geral a grande maioria da população.

Dessa forma, há de se concluir que a elaboração deste projeto não é obra de uma pessoa só, ou mesmo de uma equipe de governo, mas de uma missão conjunta de diversos segmentos da sociedade e de diferentes forças políticas e sociais, com base em um conjunto de prioridades estratégicas relacionadas com educação, habitação, emprego e renda, segurança, justiça, cidadania, gestão de governo, energia, transporte, comunicação, recursos hídricos, saneamento, meio ambiente, comércio e serviços, agricultura, cultura e esportes, ciência e tecnologia.

Mudanças em Itapetim é o grande desejo por todos os que se articulam em torno de MUDAR PARA RECONSTRUIR e neste Programa de Governo o futuro prefeito deste município já anuncia que irá efetivá-las.

Carlos do Rêgo Vilar - Futuro Prefeito de Itapetim - Ano 2000

OBS: Não deixe de acompanhar a próxima postagem, irei transcrever o Programa de Governo, paulatinamente.

Nenhum comentário: