Play List

quarta-feira, 30 de março de 2011

CARLOS RÊGO FALA AO POVO DE SÃO VICENTE - ANO 2000

PARTE I



PARTE II




Música de abertura do Comício em São Vicente

Eu nasci lá no recanto do sertão que amo tanto
Onde o sol desdobra o manto feito de rendas de anil
Onde o firmamento extenso é um garande espelho suspenso
Refletindo o rosto imenso da minha pátria o Brasil

Eleitor faça do título um arma inteligente
 Dê o voto a quem merece de maneira consciente
A escolha certa é Carlos que é muito experiente
 Provará pra todos nós  ser prefeito competente

Pra nossa Itapetim viver sempre de alegria
Vamos eleger o novo, a voz da cidadania
Com Carlos Rêgo prefeito, homem de alma sadia
Grande administrador da terra da poesia

Se você fizer assim iremos sempre crescer
E é por esse motivo que o povo vai entender
Que para votar em Carlos é de graça e com prazer
Com certeza dessa vez um bom prefeito vamos ter

Declamado

"Itapetim Terra Mãe que te gerou
Te recebe de volta novamente
O bom filho chegou pra liderar
Um futuro melhor pra nossa gente

Itapetim Terra Mãe da poesia genial
Berço de Rogaciano, Perira, Jó, Lourival
Vai votar com Carlos Rêgo pra cumprir seu ideal"

(Val Patriota)


Meus amigos de Itapetim, Piedade e São Vicente,
Neste momento é muito difícil a gente ter a palavra, a gente ter o raciocínio, a gente exercer o controle do filho que parte, e da emoção do filho que volta para sua terra, para libertar o seu povo, para transformar a sua terra num cenário de desenvolvimento e de liberdade e, é muito difícil controlar a emoção de ter que dizer para vocês que eu voltei para reconstruir a minha terra.
Eu voltei para libertar o meu povo, eu voltei para fazer com que a minha terra faça parte de um mundo que mudou, e essa mudança eu trouxe comigo, para junto com vocês a gente transformar a minha cidade numa cidade de respeito, onde o povo seja independente.
Eu já disse em várias das minhas caminhadas, que eles não me intimidam, que eles não conseguem passar para mim o medo, e eles vão, durante 1 mês que falta para as eleições, tentar fazer de tudo, porque o povo resolveu mudar Itapetim.
Eles estão, lá, em Itapetim. Eles passaram 15 dias forçando o povo para participar do comício deles, porque o povo não quer mais participar daquela caminhada.Os funcionários da prefeitura foram obrigados a vestir a camisa, sob pena de serem perseguidos.E eu quero dizer aos funcionários que não tenham medo, como eu não tive de enfrentá-lo. Porque a Lei os acoberta, até 31 de dezembro ele não pode demitir, transferir; ele não pode, sequer, mudar a categoria de funcionário a qual vocês pertencem, porque o povo é quem paga a vocês.
Eu não quero ser prefeito da minha terra para, numa eleição, ter que forçar o povo a caminhar comigo, eu quero que o povo seja livre, que esteja comigo pela sua consciência, com a sua liberdade.
Eu vim para Itapetim com a experiência que tive em 35 anos de minha vida pública, e durante os 35 anos eu tive o respeito dos que trabalharam comigo. Eu tive o respeito dos que conviveram comigo na dignidade, com honra, com liberdade e, principalmente, com honestidade.
Eu fui um administrador público durante 35 anos, e eu já disse em vários palanques: Eu os desafio a mostrar alguma coisa errada da minha vida como administrador. Eu tive, em todos esse anos, as minhas contas todas aprovadas, minhas contas, todas elas, foram consideradas regulares. Até nos momentos mais difíceis da minha vida, em que eu sofri perseguição política, o Tribunal de Contas da União me deu uma certidão de que eu era um homem honesto.
E eu desafio que o Tribunal de Contas dê a eles um certidão dizendo que eles não tiveram suas contas rejeitadas, porque durante os 12 anos eles tiveram contas rejeitadas, consideradas irregulares. Eles me ameaçaram a semana passada, trazendo um Deputado chamado Humberto Costa, para que ele dissesse que eu não tinha sido um bom administrador do Porto do Recife. Mas o homem calou-se! O que o homem disse, foi que eles tinham um adversário de prestígio, de respeito, disse que eu era um adversário difícil.
E eu digo: Eu não sou um adversário difícil, eu sou um homem que vim para ser o prefeito da minha terra. E eu vou ser o prefeito. Não no grito, como eles dizem. Eu vou ser o prefeito da minha terra no voto, na proposta e no respeito.Eu não nunca vou dar um grito em ninguém, o grito que eles deram espantou o povo, e o povo veio para aqui, para essa praça, e o povo o abandonou lá em Itapetim (no comício de mesmo horário). Daqueles que sairam de São Vicente para ir a Itapetim, 50%  foram obrigados, porque o prefeito, no seu mandato, saiu de casa em casa, pagando para que o povo humilde e sofrido tivesse que assistir ao seu comício.
Eu não paguei a ninguém para estar aqui comigo, eu vim aqui com a minha proposta, com a minha forma de trazer a vocês a palavra da sinceridade, da amizade, da honestidade, e esse palanque aqui, é o que vai estar comigo durante os 4 anos do meu mandato. Os meus vereadores terão o meu respeito e eu espero que eles tenham respeito a vocês, pelo voto que lhes deram, pela confiança de elegê-los, não para aprovar contas do meu interesse, mas para aprovar contas do interesse de vocês.
Eu não quero em nenhum momento ter vocês como meus escravos, eu não quero ser um ditador, eu não quero ser o dono da prefeitura. Eu quero o povo dizendo o que serve, eu quero o povo junto comigo, dizendo o que eu fiz de errado, eu quero aprender com vocês, como eu aprendi aqui durante um ano e meio, desde que cheguei nesta terra, ouvindo toda sociedade civil organizada de itapetim.
Eu serei o prefeito desse município, são 4 anos, eles sabem disso, e por isso me procuraram de última hora, para tentarem negociar em relação ao que eu vou fazer para pagar as contas da prefeitura, as dívidas que o prefeito fez. E eu digo: As dívidas que o prefeito fez, se foram para o povo, eu pago, mas se não forem, eu não pago, eu só vou pagar aquilo que a lei me obrigar a pagar, aí, sim, em respeito a lei eu terei que pagar.
Eu não vou ter agiotas dentro da prefeitura, eu não vou ter niguém negociando dentro da prefeitura, eu vou durante os 4 anos, administrar os recursos públicos que vocês pagaram através dos impostos.
Eu vou estar brigando pela Barragem de Santo Antônio de Lima! Eu vou estar brigando pela estrada de São Vicente até a divisa com a Paraíba! Eu vou estar brigando pelos poços artesianos! Eu vou estar brigando pelos açudes!
A gente tem que fazer água nesse município, e essas serão minhas Prioridades de Governo: 1º Água, 2º  Emprego, 3º Energia.
É isso. Esse povo não vai precisar estar em porta de prefeitura, humilhado, pedindo nada para ninguém, nem a mim. Eu não quero ser um prefeito para alguém se humilhar na minha porta, eu quero ser um prefeito parceiro de vocês, numa luta consistente, constante, pelo desenvolvimento, pela liberdade, com o apoio do povo ao que é do povo. Porque é pelo povo que eu vou ser eleito, e é esse povo ordeiro da minha terra que eu vou tornar livre e independente.
Eu nunca disse para ninguém que ia dar marreta para o povo. Marreta deram eles, a gente tem um exemplo: Vocês devem conhecer um homem chamado Zé Pindoba, eles deram uma marreta para ele quebrar pedras e Zé Pindoba cegou e eles, sequer, honraram a indenização em favor da família dele. Zé Pindoba está cego, mas continua com a marreta na mão, quebrando pedras para sustentar sua família.
Eles hoje disseram certo: ADEUS ÀS MARRETAS! Eu repito: ADEUS ÀS MARRETAS! Porque eles é que deram marretas para as crianças, nos bairros:  Vital Leite,  Paulo VI e no Alto de Santo Antônio.
Eu vim para trazer o desenvolvimento que eles não conhecem, eu vim para libertá-los. Eles fizeram desse povo os escravos deles, eles fizeram desse povo um povo sofrido, um povo que passou o ano de 1999, que foi um ano de seca, apenas com 1 poço artesiano que ele construiu no seu mandato de 4 anos. 1999 foi um ano de seca, de miséria e sofrimento para o homem da Zona Rural, mas eles construiram e pagaram R$ 120.000,000 de calçamento e construiram apenas 1 poço artesiano.
Eles entraram agora na justiça contra nós, por causa dessa peça teatral que vocês assistiram na abertura do comício. E em toda minha caminhada eu tenho dito que, esta peça não foi inventada por nós, foi escrita pelo prefeito, quando apresentou suas contas de 1999, eu não estou denegrindo a imagem de ninguém, ela é o que o Senhor Prefeito escreveu na sua Prestação de Contas de 99.
Eu vou para a Justiça e vou provar ... EU ACHEI FOI BOM ELES LEVANTAREM ESTA QUESTÃO! Porque nós precisamos de que a Justiça seja rápida, ela seja rápida para apurar o que o povo pagou e como foi aplicado. E eu vou mostrar agora nesta ação, que o que eles escreveram sobre o que pagaram, sobre o que gastaram, representam irregularidades neste município. Eu não disse que ninguém era ladrão. Eu só disse que aplicaram mal o dinheiro do povo e a Justiça vai cobrar a eles a partir desta semana.
Eu já disse: Eu não tenho medo, eu não tenho ódio no meu coração. Eu tenho é a coragem de vir para cá e deixar o Poder de administrar uma empresa, como eu administrava o Porto do Recife. Eu larguei tudo e vim para cá, para junto de vocês. E esse povo me emociona, me faz com que eu tenha coragem de lutar por tudo isso. Eu vou estar aqui durante 4 anos, podem ficar certos disso.
As ameaças deles não me fazem ter medo, porque eles não têm essa verdade que eu tenho no meu palanque, eles não dizem isso a vocês no palanque deles. Um dia desses eu passava em determinada região e alguém me disse: Que o Prefeito havia dito que se fosse eleito novamente faria o açude que prometeu.
QUE CONVERSA É ESSA PREFEITO? O SENHOR JÁ É PREFEITO, FAÇA AGORA! O senhor está com o mandato na mão, faça o que o povo quer agora, não espere para o próximo ano.
O povo não quer mais saber de mentiras, Senhor Prefeito! O povo não aguenta mais ser enganado, Senhor Prefeito!
Fale a verdade para esse povo, diga para ele o que existe de recursos próprios para o município e o quanto é que vem de dinheiro de fora. Reconstrua, como eu estou propondo reconstruir, que esse povo estaria votando com o senhor agora, mas esse povo lhe rejeita, o senhor tem 42% de rejeição desse povo. E a prova está aqui, se o senhor não tivesse sido rejeitado por esse povo, estariam todos no seu comício, lá em Itapetim. O senhor passou 15 dias anunciando, colocando convites debaixo das portas, um carro de som dizendo que agora era um comício com a palavra de Zé Lopes, mas o senhor não é mais acreditado. Desista de uma vez por todas, reconheça que o senhor não tem mais credibilidade junto a esse povo. Reconheça que o povo da minha terra é inteligente, é capaz de saber para onde quer ir.
Eu já disse várias vezes, neste palanque, que nós temos uma rádio comunitária, vamos debater as questões do município. Não adianta dizer: "Arruma a mala aê", porque quem vai arrumar "a mala aê", são vocês. Eu lhe digo agora: "Arrume a mala aê" Sr Prefeito, o Sr destruiu o município, destruiu o povo, destruiu a juventude que tem 16 anos e não sabe o que é o desenvolvimento, porque o senhor não deu oportunidade.
Vejam vocês, este comício não é como o comício que eles estam fazendo lá em Itapetim,  Eu estava em Recife e alguém me ligou pedindo para fazermos um movimento em São Vicente, eu mandei que sondassem o povo, se ele topasse, nós faríamos. E fizemos, e o resultado está aí. Nós ainda vamos fazer em São Vicente uma verdadeira festa, aí eles vão ver o que é ter gente, não sei se São Vicente suportaria mais do que isso. Mas no dia 23 de setembro nós vamos estar aqui num grande comício. E nós vamos mostrar a esse povo como é que se faz uma administração, como é que se faz uma proposta.
Acabou! Acabou! Vocês não serão nunca mais aquelas pessoas que eles fizeram de vocês. Eles estão lá em Itapetim, num comício que tem metade das pessoas que tem aqui. Nós vamos fazer movimento com banda, sem banda, do jeito que eles quiserem. Eu só não vou fazer movimento no grito, porque no grito nem animal hoje quer ser dirigido, quanto mais o povo. Eu vou fazer movimento dessa forma, com a proposta, com o voto e é o voto de vocês que vai mudar o destino da nossa terra.
Se vocês quiserem acreditar nas palavras deste palanque, de todos os candidatos a vereador, do meu companheiro Leca, que é o meu prefeito de São Vicente... Nós vamos conseguir transformar São Vicente com respeito, não como fizeram com o Vice Prefeito Antônio  Padre. A saúde que eles não deram , a energia que eles não deram, a água que els não deram, sequer, deram telefone. Nós vamos transformar São Vicente numa grande cidade. São Vicente terá a redenção com Leca sendo o prefeito da sua terra, porque esse é o meu compromisso com ele. Leca não será o Vice Prefeito só para ganharmos a eleição, na verdade ele vai ser o prefeito, ele vai administrar São Vicente.
Nós vamos estar 4 anos juntos. Imaginem que vocês estão salvando seus filhos, que vocês estão salvando as suas famílias, a educação de seus filhos e o respeito que vocês têm por eles e eles por vocês. Escolham um dos meus vereadores, eu preciso ter maioria na Câmara, eu preciso ter maioria para ter um mandato mais tranqüilo.
Eu hoje - não vai aqui nenhuma prepotência, que eu tenho humildade - não estou aqui para ter o Poder, porque para ter Poder eu teria ficado onde estava. Eu vim aqui para ter com vocês uma convivência de amizade, de lealdade, de honestidade e de princípios nos quais foi toda pautada a minha vida.
Nós propomos ao Vereador Tadeu Bezerra que apresentasse uma emenda ao Orçamento de 2001 relativa a concessão da Bolsa Escola, porque sabemos que muitos pais de família, hoje, não podem ter seu filho na escola, eu pedi porque tenho certeza de que em 2001 eu serei o prefeito.
Não deixem de lutar, mantenham esta militância até o dia 1º de outubro. Não é somente com o trabalho de Carlos Rêgo, isso não representa muito, o que representa muito são vocês lutando, são vocês militando, com os vizinhos, com os filhos ...
Eu queria fazer uma homenagem de público as crianças de 4 a 12 anos, essas crianças deram uma demonstração de civismo, de cidadania, aonde muitas vezes forçaram os pais a mudarem o comportamento, dizendo para eles: "Meu pai, vote pelo respeito à nossa cidade, vote pelo respeito ao meu futuro, porque eu sou uma criança e não posso votar, mas o senhor pode mudar o destino da minha terra e o meu futuro."
E é por isso que eu tenho por essas crianças um grande respeito, é por isso que eu tenho delas um grande apoio na minha caminhada. Às vezes me emociono por causa de uma criança de apenas 5 ou 6 anos, como a que eu vi em Lagoa da Jurema, que estava dormindo e mãe teve que acordá-la, porque, segundo ela, se no outro dia ela soubesse que passei por lá e ela não me vira, iria ficar revoltada. Isso me emociona de coração, porque eu sei o respeito que tenho ao destino da minha terra.
Eu tenho a consciência de que eu serei o prefeito da mudança, eu serei o prefeito da reconstrução, eu serei o prefeito da liberdade.
Vocês que estão escutando isso, se tiverem com gravadores, filmadoras, levem para eles, para eles saberem como é que se tem respeito ao povo. Eu não estou nem aí, podem ir para a Justiça, podem ir para onde quiserem, mas respeitem o povo, porque eu já sou o prefeito a partir de janeiro de 2001.
Vamos agora ouvir a Banda do meu amigo Val Patriota. Val, você foi um dos primeiros a me procurar e disse: Carlos Rêgo, Itapetim nesse domínio ninguém agüenta mais. Eu vou resgatar a cultura da minha terra, eu vou resgatar a memória do seu pai, Lourival Batista, nosso conterrâneo, O Louro do Pajeú. Vamos resgatar a nossa cultura, Jó, Otacílio Batista, Rogaciano Leite, Antônio Pereira, Vicente Preto, todos fazem parte da nossa cultura.
Nós vamos fazer com que Itapetim seja respeitada no Brasil inteiro, nós não vamos mais ter o desprazer de ouvir: ONDE É QUE FICA ESSA TERRA? Essa terra está fincada no Pajeú, está fincada nas nossas origens, nas nossas raízes, e eu não saio daqui sem resolver a falta de respeito que os governantes têm para com a minha terra, e eu não vou deixar que a minha terra seja mais desrespeitada pelos governantes, porque eu serei um deles a partir de janeiro de 2001.
Muito obrigado, e vamos para a festa, vamos para a caminhada e, se Deus quiser, teremos 4 anos junto com vocês. Eu vou convidar vocês para no dia 2 de setembro, as cinco horas, em Itapetim, irem a uma grande caminhada com o Governador Jarbas Vasconcelos, que mudou Pernambuco, como eu vou mudar Itapetim.
Por amizade a minha pessoa, o Governador modificou a sua agenda de visita ao Pajeú, incluiu a nossa cidade de Itapetim, pois estavam na lista, somente, São José do Egito, Afogados e Tabira. É de caminhada que eu gosto, eu gosto é de povo. Às vezes me sinto mal em estar em cima do palanque e vocês aí em baixo, eu gosto de estar no meio do povo, eu gosto de estar com vocês ...

Muito obrigado a todos.
Carlos do Rêgo Vilar - Ano 2000 

Um comentário:

Paulo Patriota disse...

Prima,

Vou começar te dizendo que vi Zé Pindoba,ainda com a visão sã,justamente mas imediações da Barragem do Padre quebrando pedras. Sem nenhuma proteção. Fosco capacete que fosse.

É ultrajante que ele não tenha sido idenizado! Por falar nisso,até três anos atrás,estavam despedaçando lascas do Lajedo Limpo,outro patrimônio "imexível" de Itapetim.

Carlos,como sempre,ressaltando a Liberdade,que ainda hoje vive guilhetada no submundo das cabeças intransigentes. Como pode haver evolução sob o comando de mentes reacionárias? De pessoas que pararam no tempo e no espaço?

Carlos e Lusa: para que Itapetim seja livre,suas asas!

Abraço a ambos.