Play List

segunda-feira, 28 de março de 2011

CAP. III - Linha de Ação 03 - OS CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO





A carência de infraestrutura é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento desse município. Há necessidade urgente de trabalhos de restauração das Estradas Vicinais, bem como, de ampliar a malha rodoviária, visando a ligação da Zona Rural à Zona Urbana, a fim de que, essa população posa ter acesso rápido e seguro ao atendimaento médico na cidade, bem como propiciar ao estudante um deslocamento eficiente e sem riscos de acidentes.

1 - MALHA VIÁRIA: ESTRADAS VICINAIS

     Diretriz:
  •  Recuperação e Ampliação das Estradas Vicinais do Município para atender às necessidades da população carente de ações de desenvolvimento.
     Ações Prioritárias:
  • Restaurar as Estradas Vicinais que ligam a Zona Rural a Cidade de Itapetim
2 - ÁGUA

     Diretrizes:
  • Desenvolvimento de um programa permanente de convivência com a seca;
  • Integração dos programas municipais com os programas do Estado e da União, para otimização de resultados.
     Ações Prioritárias:
  • Implantar um conjunto de obras integradas para convivência com as secas;
  • Viabilizar permanente assistência técnica, educação e participação da comunidade no trato com a água do município;
  • Realizar inventário de mananciais para abastecimento d'água, atual e futuro;
  • Realizar um nucleamento habitacional para reduzir o número de moradias dispersas, a fim de proporcionar melhor atendimento à população e redução nos custos;
  • Criar CONSELHOS DE USUÁRIOS, em todos os recôncavos do município, para gestão dos recursos hídricos, garantindo o acesso a água a todos os usuários e proteção de sua quaildade;
  • Recuperar e implantar pequenos açudes de regularização sazonal voltados, principalmente, para a produção de culturas de ciclo curto;
  • Garantir água de beber à população difusa, através de ampliação do número de cisternas e poços dessalinizadores;
  • Facilitar a formação de barragens subterrâneas para a criação de reservatórios superficiais.
3 - ENERGIA

      Diretriz:
  • Incentivar os Projetos de Eletrificação Rural, através de outras esferas governamentais.
------------------------------------------------

NOTA:
Ainda não tinha feito esta postagem quando acessei hoje pela manhã o Blogsite Itapetim-Terra de Poeta
e foi lá, no mural, que encontrei uma mensagem dirigida a Carlos Rêgo, que é quase um lamento de um itapetinense, politizado, cioso do seu poder/dever de cidadão:

"Eu sei que encontrarias uma saída do labirinto que assasinou a Barragem do Padre por pura vingança. Antes de Zé,Seu Carlos Malta a transformara num viveiro de peixes; hoje,é uma grande fossa,esgoto ao léu,cujo odor pestilento é sentido de longe,fonte de doenças e foco de mosquitos da dengue. Só gosto de revisitá-la sozinho,pois toda vez que lá retorno,eu choro." Paulo Patriota.

Aproveito a oportunidade desta postagem para fazer um apelo ao Poder Público local:

Às vezes menosprezamos a força de uma solicitação isolada, porque não percebemos que uma só pessoa pode ser mensageira dos anseios de uma população. Nesse sentido, escutar elogios é tão importante quanto ouvir com atenção críticas construtivas. Se não é possível recuperar essa barragem -que outrora foi, até, ponto turístico da cidade - por motivo de inviabilidade socioeconômica, ou outros motivos convincentes, que se dê ao povo a devida explicação.
O diálogo permanente com a sociedade, nem que seja para lhe dar um "não", é o que faz com que o Poder Público trilhe sempre pelos caminhos democráticos.
Muito obrigada,
Lusa Piancó Vilar - 2011

Nenhum comentário: