Play List

quinta-feira, 24 de março de 2011

O GOVERNADOR APOIAVA CARLOS RÊGO PARA PREFEITO EM ITAPETIM - 2000

Presença do Governador do Estado, Jarbas Vasconcelos, em Itapetim - PE
  (Apoio a Candidatura de Carlos Rêgo - 2000)


A MULTIDÃO AGUARDAVA O GOVERNADOR



O DISCURSO DO GOVERNADOR


Meus companheiros, meus amigos de Itapetim,

Em primeiro lugar eu quero dizer da minha alegria, da minha satisfação de voltar aqui em Itapetim.
Estivemos aqui há um ano e meio, disputando o governo do estado e obtemos, aqui, uma grande vitória, como grande foi a vitória em todo o Estado de Pernambuco.

Essa vitória para ser completa, essa vitória para me dar condições, para me dar amplas condições de governar Pernambuco, é preciso que se complete agora, que em Itapetim a gente tenha um prefeito afinado, para que possa se entender com o Governo lá em Recife, para que possamos promover o bem estar desse município.

Sai de Recife para vir ao Sertão do Pajeú e, aqui nessa disputa eleitoral, dizer que o Governador tem candidato, e que o candidato do Governador é Carlos Rêgo para Prefeito de Itapetim.
Conheço Carlos Rêgo, é um homem experiente, viveu parte de sua vida lá em Recife, foi Administrador do Porto, tem competência! É um homem honesto, é nosso conhecido, nosso amigo, tem todas as condições de governar Itapetim.

Nós precisamos mudar o Estado, estamos lutando com muitas dificuldades. Qualquer um de vocês sabe o pepino que recebemos há um ano e meio, mas não nos acovardamos, nós temos lutado dia e noite, nós temos lutado com vontade, com força e com determinação par mudar as condições de vida dos pernambucanos. E é evidente que nós só vamos melhorar as condições de vida dos pernambucanos se tivermos a confiança da maioria dos prefeitos pernambucanos.

Ganhei as eleições, aqui, para governador, vamos novamente, agora, eleger nosso prefeito.
Minha satisfação em voltar a Itapetim em companhia dos meus amigos, dos meus correligionários da nossa aliança:
O nosso líder, deputado federal, grande batalhador, lá em Brasília, por Pernambuco e pelo Brasil, Inocêncio de Oliveira.
O Presidente da Assembléia Legislativa, esta grande figura humana de médico, de homem sério que é o Deputado José Marcos de Lima.
Estamos aqui com o Deputado Federal Sérgio Guerra, que é também candidato a Prefeito, lá em Recife.

Quero deixar o meu abraço para todos os meus amigos, quero deixar o meu abraço  ao fututro prefeito e ao vice, e pedir votos para todos os vereadores que estão apoiando Carlos Rêgo para Prefeito de Itapetim.

Nós precisamos fazer mais estradas. Estamos fazendo mais estrada agora, aqui no Pajeú. Precisamos de fazer mais estradas, precisamos de dar mais água para o povo,  precisamos ter mais segurança a oferecer, mais saúde... Mas a gente só pode fazer isso no dia em que tiver uma grande equipe. Eu já tenho uma grande equipe, mas essa equipe será maior ainda se contarmos com o Prefeito de Itapetim, Carlos Rêgo, a partir do ano de 2001.

Quero deixar o meu abraço a vocês. Estamos iniciando, aqui, a nossa jornada  de hoje, mas ainda vamos à Tabira , São José do Egito e Afogados da Ingazeira.
Se fala muito em pesquisa, mas a pesquisa quem vai dizer é o povo no dia 1º de outubro.
Pesquisa agora não adianta. Quando chego em uma cidade, como esta, que encontro o povo nos recebendo de forma carinhosa, o candidato a prefeito podendo andar nas ruas de cabeça erguida, eu não tenho dúvida: Se Deus quiser seremos vitoriosos no dia 1º de outubro.

Por isso, meus companheiros de Itapetim, está qui a nossa solidaiedade a nossa manifestação de apoio a Carlos VILAR, rsss Carlos RÊGO ( é que eu aprendi a vida toda a chamar Carlos Vilar, e vocês aqui o chamam de Carlos Rêgo).
Carlos VILAR, Carlos RÊGO, é nosso amigo, temos feito política juntos, ele é uma pessoa séria, uma pessoa competente, tem todas as condições, repito, de ser um grande prefeito em Itapetim, e eu tenho certeza de que seremos vitoriosos.

Quero deixar o meu abraço para você, para a sua família e para o vice prefeito e os vereadores da nossa coligação; ao povo, ao povo de Itapetim, aos homens, as mulheres, as crianças, aos aposentados e ao homem do campo, e dizer , ainda, que nós temos dado o melhor dos nossos esforços, o melhor dos nossos trabalhos para soerguer Pernambuco, para melhorar o nosso estado, e se Deus quiser vamos melhorar tudo isso.
Jarbas Vasconcelos - Governador de Pernambuco - Ano 2000

-------------------------------------
Não foi fácil para Carlos Rêgo administrar a presença do Governdor no seu palanque. Não podemos esquecer que uma quantidade enorme de pessoas que aderiu a sua campanha havia rompido com o Prefeito José Lopes e, juntamente com ele, tinha votado no Governador Miguel Arraes (in memoriam).
Eram pessoas que nutriam pelo Dr. Arraes uma verdadeira devoção e, independente de terem abandonado o Prefeito José Lopes, mantiam, ainda, os laços de gratidão e amizade pelo governador derrotado.
Muitos ameaçavam não subir no palanque de Carlos Rêgo no dia da presença do Governador Jarbas.
Em respeito a liberdade daqueles cidadãos, para não ferir o que de direito podiam fazer, que eram as suas escolhas dentro do processo democrático, liberamos aquelas pessoas e as deixamos à vontade para tomarem as suas próprias decisões. O Governador tinha pressa, ainda ia cumprir sua agenda de visitas a vários municípios circunvizinhos na nossa Região do Pajeú.

Quando ele se foi, os contrários a ele retomaram seus lugares no palanque. O nosso carro de som e o locutor oficial da campanha de Carlos Rêgo, Izaurino, seguiram para São José do Egito acompanhando aquela comitiva. Coube a Dão, meu irmão, substituir Izaurino nos trabalhos que se secederam naquele comício, que continuou depois da saída do Governador Jarbas.
Em campanha pollitica há tempo para tudo. Há tempo até para contrariedades. Tempo para trabalhar nos bastidores e tempo para levar o  recado à praça pública. Uma campanha política é composta por uma diversidade de fatos, boatos, mentiras, conquistas, decepções, alegrias, tristezas e amarguras.
É preciso ser forte para não arrefecer. É necessário, sobretudo, que se tenha ideários como os que tive para Itapetim, para não desistir ao longo da caminhada.
Naquele dia em que o Governador saiu da capital para vir a Itapetim  apoiar a candidatura de Carlos Rêgo - 2000, eu não estava na lista dos oradores. Isso porque, alguém que tinha uma visão distorcida da minha posição na campanha -  talvez enciumado pelo meu sobrenome que, apesar do tempo, ainda era lembrado como herança do meu pai que outrora tinha sido chefe político, prefeito e vereador por várias legislaturas - teria escutado nas ruas a seguinte pergunta: "Se Carlos Rêgo for eleito prefeito, quem vai governar: os Rêgos ou os Piancós?". E passou essa idiotice para o meu marido.
Uma pergunta típica de alguém que se acostumou a viver na ditadura de 12 anos implantada em Itapetim.
Para nós que pregávamos a democracia e a  liberdade daquele povo não combinaria pensar em dinastia, até porque somos, também, plebeus. Uma pergunta de quem, certamente, não havia lido uma só letra de todo material escrito por mim durante a campanha.
Se tivesse se dado ao trabalho de conhecer o meu pensamento sobre política, ou se conhecesse o meu relacionamento com Carlos Rêgo que, naquele ano 2000, já passava de 27 anos de casada, conheceria a minha maturidade, pois eu sempre soube me colocar dentro da ética e do respeito, nunca avancei o sinal no sentido de ocupar espaços que por mim não foram galgados.
Chegaram ao ponto de sugerir a Carlos Rêgo que, no seus dicursos, não enaltecesse o nome do meu pai porque, politicamente, havia gente que apesar de estar apoiando a sua candidatura não gostava de Antônio Piancó.
Daquele dia em diante eu jurei que, todas as vezes que me entregassem um microfone, o nome de meu pai (in memoriam) seria o primeiro a ser evocado por mim.
Como disse anteriormente, eu não estava na escala dos oradores inscritos para aquele comício da visista do Governador, mas dada a solicitação insistente do público presente eu tive que fazer um pequeno discurso:

DISCURSO DE LUSA PIANCÓ VILAR



Boa noite Itapetim!
Meus conterrâneos da minha cidade natal:
Emocionada com esta multidão e agradecida a torcida jovem, que pede para ouvir a minha palavra, aqui estou para dizer a vocês que outrora eu já me encontrava em palanques, para fazer homenagem a governadores que visitavam a minha terra.

Inauguração da Energia Elétrica em Itapetim 
(da direita para a esquerda: Governador Paulo Pessoa Guerra, Dr Arlindo Lopes, Médico da Região, e Walfredo Siqueira, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de PE)

Nos anos idos de 1964 era prefeito da nossa terra natal o meu saudoso pai, Antônio Piancó Sobrinho, cuja memória me é muito cara e a guardarei para sempre no meu coração.
Naquela época, Itapetim recebia das mãos do saudoso Dr. Paulo Guerra a energia de Paulo Afonso e eu, a pedido do meu pai, que era o prefeito, fizera aquela homenagem.
Eu dizia ao saudoso governador que esperava que Itapetim começasse a crescer, a se desenvolver, porque colocar a energia elétrica à nossa disposição, seria um recado de que teríamos progresso, crescimento e desenvolvimento.
Muitos anos se passaram, sofrimentos e lutas, mas também muitas conquistas. Nós, o povo, como já dizia o saudoso Dr. Ed-Ek Gonçalves Lopes, sobrinho do mais ilustre homem público da minha terra, Cônego João Leite de Andrade - num discurso que fez por ocasião da emancipação do nosso município - "O nosso povo é acostumado as agruras e as injustiças sociais, mas é um povo que continua acreditando em um futuro promissor" 
E nesta confiança de um futuro promissor é que esse povo sertanejo, cansado e teimoso como sempre, vem dando sustentação ao que escreveu o escritor Euclides da Cunha "O sertanejo é antes de tudo um forte"
Vem erguendo a sua cabeça, não importam as vicissitudes, não importam as dificuldades, é um povo confiante de que, mais cedo ou mais tarde, Itapetim conquiste o seu lugar no estado e na nação, quem sabe, no mundo, através do processo de globalização que estamos vivenciando.
E esta confiança, o povo, hoje, demonstra em praça pública, esta confiança é no futuro prefeito Carlos Rêgo, que traz para vocês o compromisso com o desenvolvimento, porque traçou as linhas mestras , as vigas de sustentação do seu programa de governo, confiado nesse respaldo que hoje ratificou o Governador Jarbas Vasconcelos.
Pernambuco terá progresso com Carlos Rêgo na Prefeitura de Itapetim. Porque - fazendo uma anologia, ou uma comparação - Pernambuco é uma colcha de retalhos, cujos pedaços, um deles é Itapetim, e o progresso de Pernambuco depende de que todos esses pedaços, em conjunto, tenham o seu desenvolvimento, para nós crescermos em um todo harmonioso, para que não sejamos jogados para debaixo do tapete, como um povo alijado, sem atenção dos governos, sem atenção dos poderes públicos.
Mas nós, itapetinenses, contamos com o Governador Jarbas Vasconcelos e com Carlos Rêgo na Prefeitura, e seremos um todo de Pernambuco e um todo no desenvolvimento da nação.
Eu queria agradecer a vocês, eu queria dizer a vocês, também, que a minha presença em Itapetim não é somente como esposa de carlos Rêgo, mas é também como economista, técnica em planejamento e contas públicas, que estou aqui para moralizar a Prefeitura de Itapetim, no sentido de respeitar o serviço público da minha terra.
Muito obrigada, muito obrigada de coração, pela presença e pelo apoio de vocês ao futuro Prefeito de Itapetim, Carlos Rêgo.

Lusa Piancó Vilar - Itapetim 2000

Próxima postagem: Continuação desta postagem: Apoio do Governador à Candidatura de Carlos Rêgo a Prefeito de Itapetim - 2000

Um comentário:

Paulo Patriota disse...

Oratória magnífica,a tua,prima. E de improviso.

Repetindo: Carlos nunca perdeu; ele ganhou em sonho.

O chão que ele sedimentou,chão da esperança,continua à sua espera para melhor ser ladrilhado.

Terno abraço.