Play List

sábado, 26 de março de 2011

CARLOS RÊGO FALA AO POVO DA SUA TERRA

OUÇA A MÚSICA QUE FOI CONSIDERADA O HINO DA CAMPANHA
(Composição e interpretação: Bia Marinho)

EM SEGUIDA, NESTE MESMO VÍDEO, OUÇA O PRONUNCIAMENTO DE CARLOS RÊGO
ANO 2000


Itapetim cidade bela, és nosso amor, és nosso apego
Pra ti queremos o melhor, e o melhor Carlos Rego

Itapetim nossa cidade tão querida,
O nosso berço, nossa mãe, nosso torrão
Nós como filhos te amaremos toda vida
Te carregando sempre em cada coração

Nós lutaremos pela tua liberdade
Nós votaremos pela paz do nosso povo
Nós votaremos pela tua iguadade
Trazendo Carlos pra morar aqui de novo

Itapetim cidade bela, és nosso amor, és nosso apreço
Pra ti queremos o melhor, e o melhor é Carlos Rêgo
Com Carlos Rêgo mudança e prosperidade
Grande certeza da melhora que virá
É o progresso garantido pra cidade
É a verdade que o povo vai acatar

Nossa Umburanas retomando a sua história
Vê sua glória no retorno do seu filho
É Carlos Rêgo abraçando a terra mãe
Itapetim vê seu futuro com mais brilho

Itapetim cidade bela, és nosso amor, és nosso apreço
Pra ti queremos o melhor e o melhor é Carlos Rêgo


Meus amigos de Itapetim,

Volto a falar para vocês, após a saída do nosso grande Governador Jarbas Vasconcelos.
Vocês notam a diferença da nossa campanha, do nosso palanque, até na música que acabamos de ouvir. E vejam que ela é uma música que toca e emociona fundo o coração das pessoas da minha terra.

Percebam as músicas que passam no carro de som deles. E a música diz que vai ganhar a eleição no GRITO! E ainda repetem: É COMÍCIO DE ZÉ LOPES, E É NO GRITO! Mas o povo foi assistir ao nosso comício em São Vicente, porque era o comício da proposta e da paz. Hoje, mais uma vez, nós estamos demonstrando, aqui em praça pública, como é que se traz o povo na paz, na solidariedade, na confiança e no respeito. Nós estamos mostrando que o povo quer ouvir propostas e é isso que nós temos feito durante esses 2 meses de campanha, e vamos continuar fazendo por mais 1 mês.

Eu tenho certeza de que - como disse o Governador Jarbas, que havia herdado uma herança maldita do Governador Arraes - eu também vou herdar uma herança maldita do discípulo de Arraes. Mas, como está fazendo Jarbas, eu vou reconstruir este município; eu vou fazer com que esse povo seja respeitado; eu vou fazer com que a minha gente se desenvolva; eu vou mostrar para eles como é que se administra uma cidade.
Eu vou mostrar como é que se trata a saúde nesse município, como é que se trata a educação.

É uma vergonha! É uma vergonha mandar para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei pedindo para os vereadores aprovarem que as Reuniões das Associações Rurais sejam feitas, apenas, em Grupos Escolares desativados.
Que conversa é essa? Que Grupos Escolares desativados, Prefeito?
Dê as condições para que esses Grupos Escolares funcionem e permita que essa gente possa usá-los, porque são, também,  reuniões de trabalho e aprendizado.

Eu peço aos vereadores deste município que, na hora da votação desse projeto, eles apresentem uma emenda para que o povo possa se reunir em TODOS esses Grupos Escolares, obrigando-o a reativar os que estão fechados. E não fazer como fez no Sítio Cupins, porque eu vi, eu vi com meus próprios olhos, lá, nos Cupins, próximo à casa de Heleno Estêvão, um Grupo Escolar desativado servindo de moradia  particular e lá estava uma pessoa morando e usando o Grupo como se fosse seu lugar de trabalho, plantando palma ao seu derredor. Isso é uma falta de cuidado com um bem público, uma falta de respeito ao povo.

Eu vi vários grupos fechados!
Eu vi postos de saúde fechados!
Eu vi estradas sem condições de tráfego!
Eu vi hospital sem condições de funcionamento!
Eu ví a falta de água nesse município!

Eu vi um açude no Sítio Gavião que ainda tinha um resto de água que daria ainda para o uso em um período de 2 a 3 meses. E o que é que foi feito daquele açude no Gavião? Como forma eleitoreira, para dizer que estava trabalhando para o povo, o Prefeito esgotou a água do açude e o povo do Gavião ficou sem água. E agora, em cima da eleição, ele vai mandar limpar o açude e o povo vai ficar com sede até que Deus possa mandar chuva, para  matar a sede e atender as necessidades daquelas famílias.

Mas nós vamos cuidar de tudo isso, a partir de janeiro Itapetim terá dono! E o dono será o povo, serão vocês. Eu serei somente o gerente nomeado por vocês, porque vocês, com o voto, irão eleger-me Prefeito de Itapetim!

E eu digo e repito: Eu já me considero prefeito eleito de Itapetim. Eu tenho certeza de que serei um grande prefeito para Itapetim, porque eu venho aqui com a emoção, eu venho aqui com a vontade, eu venho aqui com toda a minha força, na minha condição de administrador. E eu não tenho nenhum receio de dizer que eu fui e sou um bom administrador e serei um bom administrador na minha terra.

Vou estar junto com vocês dutrante 4 anos, ouvindo suas propostas, trabalhando junto com vocês, com a minha coragem, com a minha lealdade, com a minha honestidade e o meu respeito a esse povo.

Eu chego na minha casa entre meia noite e uma hora da manhã, e recebo telefonemas de funcionários da prefeitura dizendo que votam em mim, mas que não podem revelar em praça pública para não serem perseguidos.
Mas fiquem certos de que esse é o voto do silêncio, é o voto da revolta. É esse o voto que o povo vai usar para dar a eles a resposta que estão merecendo.
Eles se juntam com 20 ou 30 pessoas e se acham donos da cidade, mas, só aqui,  nós juntamos 5 a 6 mil pessoas e essas , sim , são donas da cidade.

Não tenha medo, funcionário! Você tem direito adquirido, não tenha receio, porque a Lei o acoberta. Até 31 de dezembro ele não pode fazer nenhuma modificação na sua ficha funcional. Ele não pode demití-lo. Você tem a imunidade. Você tem o respeito garantido, porque lhe foi conferido por lei.

Essa semana, alíás, ontem, cometeram a audácia e o desrespeito de proibir o Professor Edivan de subir no carro que transporta professores e alunos para a Zona Rural, pelo motivo dele estar no nosso palanque,
Mas o carro é pago com os recursos do FUNDEF, não é de sua propriedade particular e ele nãoderia dizer ao professor Edivan: "NO MEU CARRO VOCÊ NÃO ANDA!"

Mas isso não vai continuar dessa forma, cada vez que esse tipo de coisa acontecer nós vamos à Justiça. Segunda feira o Professor Edivan vai estar na Promotoria Pública e ficar esperando que a Justiça tome as providências necessárias para coibir o que eles estão fazendo com essa gente sofrida da minha terra.

Eu não vou permitir que os meus companheiros sejam perseguidos. Eu vou estar junto deles, Edivan! Em todos os momentos da minha vida.

Eu vou estar junto, como estive junto a Tadeu Bezerra em todo esse tempo em que eles procuraram afastá-lo da sua condição de candidato a vereador. Sequer tiveram o compromisso e a lealdade com Tadeu - que os acompanhou durante tanto tempo - orientando-o a entrar com uma ação contra o julgamento que havia sido feito pelo Tribunal de Contas de Estado TCE, porque tratava-se de valores não recolhidos pelos vereadores por terem recebidos a maior.  E como Tadeu era o Presidente da Câmara, (em 1992) estava respondendo por eles.

Nós vamos fazer a maioria na Câmara de Vereadores, porque o povo vai saber escolher vereadores que trabalharão nas atividades para as quais foram eleitos.
Eu deixo aqui o meu abraço. Eu não sei se vocês ainda querem, mas se quiserem eu topo, vamos fazer mais uma caminhada, arrudiando a praça e voltando para cá de novo. Se vocês toparem, levantem as mãos.

Quero dizer aqui, que deixei para o final a minha homenagem do fundo do meu coração, a um grupo de crianças que está em cima de uma carreta, alí do lado. É a ala infantil deste município.
Eu deixo para vocês, crianças de hoje, homens do futuro - que nas suas faixas eu estou entendendo, vocês pedem que eu como prefeito preserve o fururo de vocês - o meu abraço. Eu vou preservar o futuro de vocês. Vocês são o futuro e vocês estarão comigo nestes 4 anos. Talvez eles pensem que criança não tem voto. Eles vivem dizendo que nas minhas passeatas só tem crianças, mas eles esquecem que cada criança dessa tem na sua casa dois ou mais votos, porque tem o pai, a mãe, o avô, o amigo ...

Quando eu estava, alí, detrás do palanque eu me emocionei com essas crianças, que nele subiam pedindo as mães que viessem me dar um abraço. Eu recebo o abraço de todas essas crianças, jovens do amanhã, futuro da minha terra!
Eu espero que vocês tenham um destino melhor do que o meu, que vocês tenham condições de fazer, pelo menos, uma faculdade sem ter que sair e ir morar fora da minha terra.

Hoje que já caminhamos em vários lugares, eu vi coisas que jamais imaginei que estivesse acontecendo na minha terra. Eu vi várias pessoas passando fome, passando necessidades, sem nenhuma assistência dos poderes públicos. Pessoas doentes, sem remédios e sem condições de se deslocarem para o hospital.
Mas nós vamos implantar o Programa de Saúde, com grupos de médicos da família.
Nós vamos, inicialmente, implantar 3 grupos de médicos da família, que são compostos por 01 médico, uma enfermeira chefe, uma auxiliar de enfermagem e um agente de saúde.

Eu quero deixar aqui o meu compromisso com os Agentes de Saúde. Nós vamos dar o respeito que vocês merecem, nós vamos modificar as condições de trabalho em que vocês vivem. Vocês não serão mais agentes de saúde que só têm uma bolsinha e um lápis, e saem anotando os problemas sem ter como dar retorno sobre a solução deles, faltando com o respeito ao povo dessa terra. Vocês vão fazer, sim, um trabalho que dê dignidade e dê respeito à profissão de vocês.

Deixo mais uma vez o meu abraço, nós vamos nos encontrar sempre dessa forma, sem ser no GRITO e eles podem continuar sempre no GRITO deles, "no dá-lhe Zé" deles , no "dá-lhe Zé" deles, porque eu vou "dá-lhe" com votos. Eu vou "dá-lhe" com a coragem desse povo, votando em mim para prefeito e nos nossos vereadores.

Vamos encerrar e vamos fazer a nossa caminhada, com respeito, com calma, com muita paz mesmo, respeitando até os adversários, os quais assim não fazem com a gente. Vamos fazer a volta na praça e depois assistir a Banda Tatuagem.
E eu vou dançar aqui com vocês, porque eu sempre fui assim, eu sempre vivi no meio do povo.

Nós agora estamos recebendo de volta as pessoas que foram enganadas por eles, que fizeram promessas de dar casa, quarto, banheiro, dinheiro ... E o povo ficou esperando e eles não apareceram para entregar e nem vão aparecer mais.
Agora está todo mundo de volta para o nosso palanque, porque o povo cansou, mas cansou mesmo dessas promessas.

Nós recebemos de volta pessoas como Dona Edite. Dona Edite voltou e viu que o outro lado estava errado, e hoje ela está aqui conosco.
O nosso companheiro Jorge Amâncio, o treinador de vocês,  está de volta para trabalhar junto a vocês, formando equipes para o esporte.
Está todo mundo retornando, porque aqui é o lugar da vitória, é o lugar do desenvolvimento, é o lugar do progresso e do respeito ao povo, porque, quem vive com o povo tem que por ele ter respeito.

Muito obrigado, minha gente! Vamos até as urnas, caminhando dessa forma: na luta e na calma e que Deus nos acompanhe sempre, e nos dê sempre essa coragem que a gente está tendo para esse desafio. Não o desafio do voto, não, esse não é o desafio. Porque desde  o primeiro momento eu já tinha a certeza da vitória. Mas o desafio de enfrentar a perseguição, a prepotência. Eles forçam as pessoas a participarem das caminhadas.

Deixem o povo à vontade, que vocês vão ver como o palanque de vocês, a cada dia, vai diminuir ainda mais. Vocês deixem o povo à vontade, não forcem funcionários para vestir a camisa, como vocês fizeram com os funcionários do Hospital.

Acaba de chegar aqui no palanque, essa figura importante para o município, Pedro Cabral. Ele é o Presidente da Comissão da Seca. É a força popular chegando a esse palanque!
Nós temos hoje 70% do Partido dos Trabalhadores - PT apoiando a nossa candidatura.
Geraldão, João das Bolas, Caboclo, Josué, Joseilton, Pedro Honorato, Adalberto de Biano e outros. São pessoas que sentiram que: essa é a caminhada da vitória, é a caminhada do desenvolvimento, da mudança e, principalmente, da reconstrução desse município. Reconstrução em todos os aspectos: MORALIDADE, SAÚDE, EDUCAÇÃO, ABASTECIMENTO D'ÁGUA, ESTRADAS E ENERGIA ELÉTRICA, e de todo e qualquer processo de Desenvolvimento.

Muito obrigado, Boa noite! E vamos fazer nossa caminhada.

Carlos do Rêgo Vilar - Itapetim 2000
PRÓXIMA POSTAGEM: VÍDEO DA CAMINHADA COM CARLOS RÊGO.

Um comentário:

Paulo Patriota disse...

Eloqüência supimpa e valorosa essa de Carlos.

Só pra tu sentires um tiquinho do que seja uma disacusia,prima: se a gente não reagir dia a dia em propulsão,fica alienado compulsoriamente. Por isso,retorno ao que disse: tudo o que estás postando,passo a viver como se fora hoje. E a revolta aumenta!

Quando o incipiente Blogsite Itapetim foi inaugurado em 01 de novembro de 2004,nossa primeira croniqueta chamava-se "O Busto Olvidado",e não sabíamos que tu tinhas nos antecedido na realidade de buscar,através da Lei,o que fora subtraído,compuscado. Daí a razão de quem padece de surdez acidêntica haver de se inteirar duplamente das coisas,de olho arregalado.

(A propósito,amiga: até o dia presente,a Barragem do Padre desfalece em lama pútrida,em negro miasma,pois Seu Zé "edificou" tubulações que despejassem os dejetos das fossas dentro do que fora linfa pura.)

Trabalhar "no grito" dá bem a medida do fumo que fez toldar Itapetim por quase 12 anos (uma vida!) pela serpente explícita que fazia questão de não se ocultar na campina.

Trabalhar na paz de Carlos Rêgo, seria uma luz capaz de penetrar a própria nebulosidade sideral; fulgor tamanho,porém,que não conseguiria cegar o espelho imenso em que todos os itapetinenses se refletiriam.

Beijo pra Você e para Carlos.