Play List

domingo, 1 de maio de 2011

ARTIGO DE ELIZABETH PIANCÓ SOBRE O "MUDAR PARA RECONSTRUIR"

Sr. José Nilo (Presidente da Associação Rural de Gameleira)
Elizabeth Piancó ( Coordenadora do Centro Social Otaviano Correia)
Ano 2000

ARTIGO DE ELIZABETH PIANCÓ

"José Nilo: Líder nato! Consciente das necessidades do nosso município e de como e aonde buscar soluções para resolver a problemática social, que ainda hoje atinge nossa terra. Vislumbrou no "Mudar para Reconstruir" a solução.

Era a esperança voltando a brilhar nos olhos de todos que, como ele, vinham sofrendo as conseqüências da falta de infraestrutura para os menos favorecidos.

Naquela época, em trabalho de assistência às famílias da zona rural, acompanhada pelo técnico agrícola Prazeres, constatava as suas necessidades e detectava as suas aflições, ouvia de cada representante das queridas Associações Rurais o desejo de querer MUDAR as condições de cada comunidade por eles presididas.

Quantos apelos foram feitos para minorar do sofrimento de mães de família que sofriam com o deslocamento dos seus filhos à escola, pelo temor de não mais retornarem às suas casas, pois, saiam em busca do estudo em bicicletas ou, até mesmo, a pé. E milhares de desabafos que a passei a ouvir e conseqüentemente me angustiar, pois não tinha a solução para ajudar.

Passei a ver também O MUDAR PARA RECONSTRUIR a trajetória certa para me proporcionar uma retaguarda para trabalhar, levando às minhas queridas famílias o direcionamento necessário para que cada uma encontrasse a solução dos seus problemas.

E assim me engajei, não só como família, não só por ser cunhada de Carlos Rêgo, não só por ter aprendido que com a família deveremos permanecer unidos, mas, sobretudo, como profissional na área social, trabalhando diretamente com a classe menos favorecida e que para realizar as minhas funções de Assistente Social não poderia fazê-lo de outra maneira, senão em parceria com todos os Órgãos Públicos e Privados, Sociedade Civil Organizada, Entidades Filantrópicas e Religiosas etc.

Havia voltado para Itapetim nos meados de 1994 - depois de residir por mais de dez anos no Recife, trabalhado como assessora do Dr. Leopoldo Raposo, Juiz da Vara da Infância e da Adolescência (hoje Desembargador), na Casa de Carolina, uma instituição para menores carentes vinculada a minha Secretaria de Defesa e Ação Social - trazendo comigo a esperança de dar a minha parcela de contribuição, aplicar meus conhecimentos dentro da minha área acadêmica, em favor da minha amada terra natal, mas, até hoje, me sinto entristecida por não me abrirem as portas necessárias para a minha atuação.

O MUDAR PARA RECONSTRUIR seria a minha esperança. Sofri por não ter concretizado o meu ideal, por ver minha gente, também, sofrer e por ver as suas aspirações cairem por terra.

E, ainda hoje, tenho essa gente das associações comunitárias como meus companheiros de jornada, na luta por um mundo melhor, independentemente da classe social e política, mas por uma Sociedade mais justa e mais humana, aonde o BEM COMUM  possa imperar.

No Centro Social Urbano Otaviano Correia - CSU, onde fui lotada pelo Governo do Estado para exercer a função de Coordenadora acolhi as Associações Rurais e o Conselho de Desenvolvimento Social do Município dentro daquele espaço de trabalho, tendo também recebido significativa cooperação por parte daquelas organizações comunitárias, bem como de grupos jovens das referidas associações, os quais realizavam o trabalho junto comigo. Não tínhamos, sequer, quadro de pessoal administrativo, chegando ao ponto de eu mesma, por várias vezes, fazer até a faxina do prédio, inclusive pagar o consumo de água e energia com o meu parco salário.

Ainda hoje, quando me encontro com os amigos presidentes de associações, escuto o desabafo da tristeza que se alojou em seus corações, pela derrota que tiveram que suportar.

Muitos deles entregaram seus cargos, entristecidos e sem esperanças de concretizarem seus ideais.

A minha querida e saudosa Dona Edite (in memoriam), Presidente da Associação Rural do Ambó, faleceu pouco tempo depois levando consigo essa tristeza.

Mas nada está perdido, ou foi perdido. A semente plantamos! Um dia ela vingará! Levamos esclarecimentos aos que não possuíam, o amparo aos que se sentiam ignorados, o conforto e a ESPERANÇA aos corações desprovidos de assistência.

Tenho tanto o que dizer, mas resumirei dizendo apenas: Obrigada, Carlos Rêgo e Lusa, em nome de toda essa gente sofrida que, por algum tempo, se sentiu feliz e sonhou com o melhor.

Finalizando, transmito as palavras de alguns deles que viram estas postagens e, em conversa comigo, verbalizaram o desejo de participarem deste seu novo empreendimento que é levar ao mundo esclarecido, através deste blog, a importância de um plano de trabalho em favor de todos.

Maria Elizabeth Barbosa Piancó
Itapetim, 01 de maio de 2011"
Nota:
Artigo de Elizabeth Piancó (Lila) enviado por e-mail, direcionado à postagem do discurso de seu Zé Nilo, que havia sido escolhido para representar todas as Comunidades Rurais do Município no palanque de Carlos Rêgo, candidato a Prefeito de Itapetim no ano 2000.
Elizabeth é minha irmã, e alimentou grande esperança de mudar a qualidade de vida das comunidades organizadas de Itapetim.
É com muita emoção que transcrevo aqui a mensagem que ela me enviou, ao tempo em que registro a minha gratidão, a ela e a todos os Líderes Comunitários que, no ano 2000, acreditaram na proposta do "Mudar para Reconstruir"
Lusa Piancó Vilar - Recife - PE

3 comentários:

Paulo Patriota disse...

Fiquei comovido pelo artigo de Lila.

Principalmente,a parte que mais me tocou foi sua crença no futuro de Itapetim em que as sementes plantadas por ela,juntamente com os representantes das assossiações citadas,um dia hão de vingar.

E estimo que esse porvir não seja remoto,mas o mais imediato possível,porque Itapetim degringola a olhos vistos.

Vi laivos de heroísmo em Elizabeth Piancó. Sim,arrojo destemido,porque ela ousou navegar contra a corrente malsã que até hoje está instalada,posto que a herança maldita de uma gestão centralizadora mal disfarçada ainda dá sinais de estar muito viva.

Parabéns,Lila,pelo teu filantropismo e pela tua largueza de conceder igualdade a cada membro das Associações às suas vozes individuais que se tornou um só grito de esperança.

Muito obrigado,Lusa,por nos dar a oportunidade de conhecer mais intimamente a magnanimidade de tua mana e de cidadãos como o Sr. José Nilo.

Beijos a ambas.

Raízes disse...

LUSA, PAULO SE EMOCIONOU COM O ARTIGO DE LILA SOBRE "MUDAR PARA RECONSTRUIR", NO DISCURSO DE ZÉ NILO DIRIGIDO A CARLOS.

REALMENTE, LILA SEMPRE ME PASSOU ESSA CAPACIDADE ILIMITADA DE AJUDAR E DE SER ÚTIL E RECONHECIDA PELO BEM QUE LHE FAZEM.

LILA É UMA ALMA TÃO NOBRE QUANTO A DE SEU TOINHO. É UMA PESSOA DESPREENDIDA, SEM VAIDADE, E DISPONIVEL PARA SEMEAR O BEM SEM OLHAR A QUEM. É DE UMA SENSIBILIDADE EXTRA NORMAL.

ACHO QUE ELA CATIVOU, TODAS AS ASSOCIAÇÕES COM AS QUAIS TRABALHOU NESSA NOSSA TERRINHA AMADA E TÃO DIFICIL DE SEMEAR OS GRÃOS DE MUDANÇA DE VIDA E PROJETOS DE CRESCIMENTO E PROGRESSO, MAS ELA NAO PERDE A ESPERANÇA E CONTINUA O SERVIÇO DA FORMIGUINHA, SEMPRE ATUANDO PRINCIPALMENTE JUNTO AOS IRMÃOS QUE SOFREM MAIS DO QUE ELA.

LILA OFERECE, ALÉM DE SEU OMBRO AMIGO, A SUA PALAVRA DE ORIENTAÇAO, ESPERANÇA E CONFIANÇA NO MESTRTE JESUS , ENFRENTANDO OS PRECONCEITOS RELIGIOSOS E POLITICOS TÃO MARCANTES EM NOSSA CIDADE. LILA FEZ MUITO BEM AS PESSOAS DA ZONA RURAL E ABRIU PERSPECTIVAS DE VIDA NAQUELAS COMUNIDADES ONDE ATUAVA . ELA DESCOBRIU VALORES E ELEVOU A AUTO ESTIMA DE SEUS DIRIGENTES.

SE CARLOS NÃO TIVESSE SIDO BLEFADO NAQUELA CAMPANHA ELA TERIA CONTINUADO O TRABALHO COM AS COMUNIDADES E COM CERTEZA HOJE O GOVERNO DE ADELMO SERIA AINDA MAIS RELEVANTE.

ADELMO PEGOU ITAPETIM NA PIOR FASE E TEM MELHORADO BASTANTE , ISTO NÃO SE PODE NEGAR, APESAR DE QUE HÁ MAIS MEIOS E OPOPRTUNIDADES, ATRAVÉS DAS POLITICAS PÚBLICAS E SOCIAIS QUE JÁ FAZIAM PARTE DOS PLANOS DE GOVERNO DE CARLOS NO ANO 2.OOO, COMO TOMAMOS CONHECIMENTO ATRAVÉS DE TUAS DECLARAÇÕES, TAL QUAL ACONTECIAM NAQUELE MOMENTO.

FOI MUITO BOM VOCÊ EXPOR A TRAVESSIA DE "CARLOS RÊGO: O HOMEM PÚBLICO", E SEUS OBJETIVOS POLITICOS, NAQUELE MOMENTO , PARA QUE OS CONTERRÂNEOS MENOS INFORMADOS TOMASSEM CONHECIMENTO DA POLITICA SUJA DAQUELES QUE DETINHAM A MÁQUINA MANOBRISTA DO PODER.

PASSOU TUDO, E ACREDITO QUE NINGUÉM TEM NADA A FALAR DE MAL DE CARLOS REGO. E SIM, LAMENTAR AQUELE EPISÓDIO INESQUECIVEL, QUE ATRASOU O CRESCIMENTO DE ITAPETIM.

ENVIEI NOS COMENTÁRIOS DE PAULO MAS, PERDEU-SE GRAÇAS A MINHA INABILIDADE NA INTERNET RAZÃO PORQUE ENVIO POR E-MAIL.

COM SAUDADES ABRAÇOS PARA VOCÊ E CARLOS E BEIJOS NOS PRINCESOS.
VÍ O TARBALHO DA MARIANA, NETA DE PEIXINHOS ! PEIXINHO É . QUEM TEM UMA AVÓ DESSE QUILATE , ESTÁ BEM SERVIDA MESMO.

Carlinda Nunes de Brito.

Paulo Patriota disse...

Prima,

Noto que escrevi associação,da primeira vez no meu recado,com dois "S". Àquela altura devia estar com as bobagens dos assessores da "Corte" me agoniando a cachola.

Beijo pra Você e Carlinda.